11 de julho de 2015

John Green

John Michael Green nasceu em 24 de agosto de 1977 em Indianópolis, Indiana, EUA. Formou-se pelo Kenyon College em 2000 com diploma duplo: em Inglês e Estudos Religiosos. Ele já falou sobre sofrer bullying na adolescência e como isso tornava a vida dele infeliz. Depois de se formar na faculdade, Green passou cinco meses trabalhando como capelão estagiário em um hospital pediátrico enquanto estava matriculado na "University of Chicago Divinity School" (embora ele nunca tenha comparecido às aulas). Ele tinha planos de se tornar um pastor da Igreja Episcopal dos Estados Unidos, mas a experiência de trabalhar em um hospital com crianças sofrendo de doenças com risco de vida o inspiraram a ser um autor, e a escrever alguns anos depois A Culpa É Das Estrelas.


Viveu muitos anos em Chicago, onde trabalhou para o jornal Booklist como assistente de publicação e editor de produção, enquanto escrevia Quem é você, Alasca?. Trabalhando lá, revisou centenas de livros, particularmente ficção e livros sobre o Islã ou gêmeos siameses. Também foi um crítico de livros para o The New York Times Book Review e escritor para NPR e outra rádio menor de Chicago. Green morou em Nova York por dois anos enquanto sua esposa fazia faculdade.

Em 2007, John Green e seu irmão Hank começaram um Vlog chamado Brotherhood 2.0 que funcionou de 1 de Janeiro até 31 de Dezembro daquele ano. Os dois irmãos concordaram que eles não usariam roteiros neste projeto nem se falariam. O único modo de comunicação permitido entre eles eram os vídeos que cada um postava, sempre um enviando a resposta para o vídeo anterior do outro no dia seguinte. Esses vídeos foram para um canal do YouTube chamado "vlogbrothers" (e para o site de mesmo nome) onde eles conseguiram uma grande audiência. No último vídeo do projeto, eles revelaram que manteriam a correspondência por vídeos indefinidamente, e desde 2014 continuaram se falando através do vlog.

Livros publicados:

Quem é você, Alasca?
O Teorema Katherine;
Deixe a Neve Cair (com Maureen Johnson e Lauren Myracle);
Cidades de Papel;
Will e Will, Um nome, Um Destino (com David Levithan);
A Culpa É das Estrelas.


fonte: wikipédia

Esse mês teve a estreia de Cidades de Papel no cinema e a visita do John Green ao Brasil, então resolvi escolhe-lo como autor do mês. E é claro que o fato dele ser um dos meus autores favoritos teve uma certa influência na escolha, rs. Cidades de Papel tornou-se o meu segundo livro favorito do John e estou ansiosa para assistir ao filme. Espero que os produtores tenham sido o mais fiel possível ao livro. E vocês, já leram algum livro do João Verde?