23 de julho de 2014

Quem é você, Alasca? - John Green - II Maratona Literária #livro2

"Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras - e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o 'Grande Talvez'. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez."

Esse é o segundo livro lido para a Maratona Literária, que acabou no dia 15/07, mas como eu disse aqui vou concluir a leitura dos escolhidos e postar as resenhas.

Quem é você, Alasca? narra a história de um garoto chamado Miles Halter, que decide estudar em um colégio interno por estar cansado de sua vidinha segura e sem graça em sua casa. 
Na escola ele conhece Chip (que atende pelo apelido de Coronel) e Alasca, e então torna-se amigo dos dois. Logo Miles fica impressionado com a beleza de Alasca (sim, esse é o nome dela) e também com sua personalidade forte. Ela é impulsiva, agitada e "de lua". Você nunca sabe o que esperar dessa garota.


"... se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furacão."

O problema é que Alasca tem namorado e vive dizendo o quanto gosta dele. Então Miles sabe que nada do que ele deseja acontecerá entre eles. No feriado de Ação de Graças todos os alunos da Culver Creek vão para casa, mas como Alasca odeia ir para casa, ela fica na escola e pede que o Miles fique com ela. Mesmo em dúvida ele acaba aceitando. Esses dias que passaram juntos tornam-se especiais para ele.

Algumas semanas após o feriado os três estão reunidos no quarto da Alasca, bebendo e conversando. Depois de um tempo acabam pegando no sono ali mesmo, e de repente o telefone toca. Ela levanta para atender e quando volta está histérica, fica só falando que precisa sair da escola. E é então que acontece algo que mudará o curso da vida dos alunos da escola Culver Creek.

Esse livro me surpreendeu de uma maneira inesperada. Tem vários detalhes que gostaria de compartilhar com vocês, porém geraria spoiler, e isso não é legal. Acredito que a história tenha mexido tanto comigo por ter vivido uma experiência semelhante a que o Miles e o Coronel viveram. Eu imaginava a Alasca uma garota meiga, doce e fofa. Bom, eu estava enganada. Imaginei também que Culver Creek, por ser um colégio interno, teria regras bem mais rígidas.

O meu exemplar é esse da capa preta, que tem uma textura bem macia, mas fica com marcas da impressão digital, então dá dó de pegar. Gostei dela, mas para falar a verdade prefiro capas originais.

E vocês, já leram? Me contem o que acharam da história.

Compre na Livraria Cultura

*compras através do link geram comissão para o blog.

6 comentários:

  1. Oi!
    Gostei muito do sei blog e da sua resenha!
    Pelo que tenho lido e pelas suas palavras, esse livro tem tudo para me surpreender também!! :)
    SEguindo aqui...
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha, esse livro está na minha lista de leituras de agosto e só ouvi coisas boas sobre ele. É bom entrar em uma nova leitura sabendo que o livro conquistou muitas pessoas. ^^
    Blog | Paixonites Literárias Seguindo Xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que você vai gostar, ele nos deixa uma grande lição. Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Eu adorei esse livro, assim como você achei surpreendente, nos faz refletir muito.
    Parabéns pela resenha,
    beijos
    viajandoentrepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir