21 de janeiro de 2015

[Resenha]Eleanor e Park - Rainbow Rowell - #EuToDeFérias #3

"Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo."


Eleanor e Park se conhecem no ônibus, a caminho da escola. Não vão muito um com a cara do outro. Isso por que Eleanor é a garota nova na escola. Cada aluno já tem seu lugar marcado no ônibus e aqueles que tem o banco só para si (algo difícil de conquistar) não querem dividi-lo com ninguém. Park permite que ela se sente ao seu lado somente para que a garota não fique em pé. Faz isso meio a contra gosto. No início os dois não conversam, mas um dia Park percebe que Eleanor está lendo sua revista em quadrinhos. Decide ser gentil e permite que ela leia, passando as páginas um pouco mais devagar.





Um dia Eleanor entra no ônibus e vê que em seu lugar tem uma pilha de revistas em quadrinhos. Percebe que Park as deixou ali para que ela pudesse ler. Então, ao voltar para casa depois da aula, ela se tranca em seu quarto e passa horas lendo aquelas revistas.

O fato de não conversarem começa a incomodar Park, então um dia ele cria coragem e puxa assunto com Eleanor. O diálogo entre os dois começa a fluir aos poucos, o que acaba em uma amizade e mais adiante se transforma em um sentimento mais forte. De repente Eleanor percebe que já não consegue mais viver sem Park - e ele também não consegue mais viver sem ela.

Eleanor é uma garota tímida e com baixa auto estima. Tem uma família problemática e a situação deles é tão difícil que a garota não tem nem uma escova de dentes (sim, você leu certo, ela não tem escova de dentes). A baixa auto estima de Eleanor faz com que se sinta insegura, e a coisa piora quando os alunos do ônibus escolar a enchem de apelidos desagradáveis. Ela não consegue entender o que Park viu nela. Já Park é um garoto bonito, que não faz parte do grupo dos populares, mas consegue com que as pessoas o deixem em paz. É descendente de coreanos, tem olhos verdes e é o tipo de garoto de que toda menina gostaria de ter como namorado. Deveria existir mais Parks por aí.

"Não estou te pedindo em casamento - ele disse. - Só dizendo... que te amo. E nem posso me imaginar não amando  mais...

Eleanor e Park é uma história fofa sobre o primeiro amor. Em alguns pontos é triste e aborda conflitos familiares. É aquele tipo de livro que te faz suspirar por dias e dias seguidos. Li alguns comentários de pessoas que não gostaram do final da história, mas consegui interpretá-lo de uma forma diferente e entendi o objetivo da autora quando escolheu esse desfecho. É uma leitura muito gostosa, do tipo que você quer saber o final mas não quer que o livro acabe. Sem dúvida quero ler outros livros da Rainbow Rowell.  

Encontrei o book trailler do livro no site da Saraiva e vou deixá-lo aqui para vocês. É bem pequeno, mas também uma gracinha.





  

7 comentários:

  1. Ainda não li esse livro, mas parece bem fofo. Tenho ele aqui em casa, ganhei em um amigo secreto e pretendo ler em breve. Adorei a resenha.
    Bjim!
    Tammy
    LivreandoFacebook

    ResponderExcluir
  2. Oi, Erica!
    Recentemente li Fangirl e gostei tanto que agora estou me roendo de curiosidade pra ler Eleanor & Park, só leio elogios a respeito desse livro! Quando vi que você tinha feito uma resenha vim correndo conferir, porque a-do-ro seus textos sem spoilers! Hahaha
    O blog mudou de endereço, por isso fiquei um tempinho sem te visitar, mas agora já estou de volta! =D
    Bjos,

    Mari
    Mari The Reader

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mari!
      Eleanor e Park é muito amor, com certeza você vai gostar.
      Beijos

      Excluir
  3. Oie Erica! Tudo bom?
    Então, esse livro é amorzinho! Fofíssimo!
    Ah, eu te indiquei pra fazer uma tag lá no blog! ^^
    http://respiralivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Erica! ^^
    Ainda não li nenhum Livro da Rainbown mas quero muito!!!!! *-* Eles parecem ser leituras tão boas, to ansiosa para ler mas aguardando encontrar eles em uma promoção! kkkk

    Beijos e até logo! ^^
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Amanda, geralmente no site da Amazon tem promoção. O meu eu comprei lá. Dá uma olhadinha, talvez ainda esteja com um bom preço.
      Beijos

      Excluir
  5. Ao visitar alguns blogs me deparei com o seu, e quero dar-lhe os parabéns por partilhar o seu saber, gostei por isso deixo aqui um convite:
    Ficaria radiante se visita-se o meu blog, e leia alguma coisa, meu blog é um blog cristão que fala de diversos assuntos.
    É o Peregrino E Servo.
    Desejo muita paz e saúde.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir