9 de março de 2015

[Resenha] Contos da Seleção - Kiera Cass

"Em “O Príncipe e O Guarda”, o leitor pode acompanhar de perto os pensamentos e emoções dos dois homens que lutam pelo amor de America Singer. Antes de America chegar ao palácio, já havia outra garota na vida do príncipe Maxon. O conto O príncipe não só proporciona um vislumbre das reflexões de Maxon nos dias que antecedem a Seleção, como também revela mais um pouco sobre a família real e as dinâmicas internas do palácio. Descobrimos como era a vida do príncipe antes da competição, suas expectativas e inseguranças, assim como suas primeiras impressões quando as trinta e cinco garotas chegam. Para America, a vida antes da Seleção também era muito diferente. A começar pelo fato de que ela estava completamente apaixonada por um garoto chamado Aspen Leger. Criado como um Seis, ele nunca imaginou que acabaria se tornando membro da guarda do palácio. Em O guarda, acompanhamos Aspen a partir do momento que o grupo de trinta e cinco garotas da Seleção é reduzido para a Elite, conhecemos sua rotina dentro das paredes da casa da família real — e as verdades sobre esse mundo que America nunca chegou a conhecer." 

Oi leitores, tudo bem com vocês? Quem acompanha o blog há algum tempo deve ter percebido que eu sou fã da série A Seleção (a partir de maio será uma série, não mais uma trilogia). Portanto não poderia deixar de ler Contos da Seleção. Nesse livro a história é dividida em duas partes - o conto do Príncipe e o conto do Guarda. Cada um deles narra o concurso através de seu próprio olhar, suas expectativas, medos e demais sentimentos. Achei uma ótima ideia da Kiera Cass escrever esse livro, por que dessa forma podemos descobrir o que se passa na cabeça do Maxon e do Aspen. 

"Quero conhecer alguém. Conhecer alguém de verdade. E quero que esse alguém seja você, ainda que você vá embora." O Príncipe, pág. 92

Em O Príncipe podemos perceber, logo no início, as expectativas do Maxon em relação ao concurso, o que o deixa ansioso e nervoso. Ele também já tinha sua favorita nas primeiras semanas da Seleção. Nosso príncipe narra o que pensa de cada uma das candidatas, a primeira eliminação, a relação com seus pais (principalmente com o pai), entre outras coisas. É o meu conto favorito, mas achei que poderia ser maior, mesmo sendo um conto. Possui apenas oito capítulos.

Já em O Guarda é possível conhecer um outro lado do funcionamento do castelo e também da personalidade do rei, algo diferente do que é narrado pela America no primeiro livro da série. Por Aspen ser um dos guardas ele acaba ouvindo e sabendo de muita coisa. Ele, assim como Maxon, narra seus sentimentos, medos e dúvidas, principalmente no que diz respeito à America. É bonito ver todo o amor que ele sente por ela e como é difícil estar competindo com outro por esse amor.

"Eu estava em busca de coisas boas. E ela era a única coisa boa em mim." O Guarda, pág. 189

Além dos dois contos temos os três primeiros capítulos de A Escolha, uma entrevista com a autora, a playlist oficial de A Seleção e A Elite (duas coisas que eu amei), entre outros extras.

E enquanto escrevia essa resenha descobri uma coisa maravilhosa: em outubro teremos um novo livro com uma versão estendida de O Príncipe e O Guarda, os contos A Rainha e A Favorita, três cenas narradas pela Celeste e mais um monte de outras coisas legais (para mais informações clique aqui). Sim, nesse momento eu estou pulando de alegria. Sem contar que em maio será lançado A Herdeira, quarto livro da série. Esse já está em pré-venda na Amazon

Um comentário: