11 de julho de 2015

[Autor do mês] John Green

John Michael Green nasceu em 24 de agosto de 1977 em Indianópolis, Indiana, EUA. Formou-se pelo Kenyon College em 2000 com diploma duplo: em Inglês e Estudos Religiosos. Ele já falou sobre sofrer bullying na adolescência e como isso tornava a vida dele infeliz. Depois de se formar na faculdade, Green passou cinco meses trabalhando como capelão estagiário em um hospital pediátrico enquanto estava matriculado na "University of Chicago Divinity School" (embora ele nunca tenha comparecido às aulas). Ele tinha planos de se tornar um pastor da Igreja Episcopal dos Estados Unidos, mas a experiência de trabalhar em um hospital com crianças sofrendo de doenças com risco de vida o inspiraram a ser um autor, e a escrever alguns anos depois A Culpa É Das Estrelas.


Viveu muitos anos em Chicago, onde trabalhou para o jornal Booklist como assistente de publicação e editor de produção, enquanto escrevia Quem é você, Alasca?. Trabalhando lá, revisou centenas de livros, particularmente ficção e livros sobre o Islã ou gêmeos siameses. Também foi um crítico de livros para o The New York Times Book Review e escritor para NPR e outra rádio menor de Chicago. Green morou em Nova York por dois anos enquanto sua esposa fazia faculdade.

Em 2007, John Green e seu irmão Hank começaram um Vlog chamado Brotherhood 2.0 que funcionou de 1 de Janeiro até 31 de Dezembro daquele ano. Os dois irmãos concordaram que eles não usariam roteiros neste projeto nem se falariam. O único modo de comunicação permitido entre eles eram os vídeos que cada um postava, sempre um enviando a resposta para o vídeo anterior do outro no dia seguinte. Esses vídeos foram para um canal do YouTube chamado "vlogbrothers" (e para o site de mesmo nome) onde eles conseguiram uma grande audiência. No último vídeo do projeto, eles revelaram que manteriam a correspondência por vídeos indefinidamente, e desde 2014 continuaram se falando através do vlog.

Livros publicados:

Quem é você, Alasca?
O Teorema Katherine;
Deixe a Neve Cair (com Maureen Johnson e Lauren Myracle);
Cidades de Papel;
Will e Will, Um nome, Um Destino (com David Levithan);
A Culpa É das Estrelas.

fonte: wikipédia

Esse mês teve a estreia de Cidades de Papel no cinema e a visita do John Green ao Brasil, então resolvi escolhe-lo como autor do mês. E é claro que o fato dele ser um dos meus autores favoritos teve uma certa influência na escolha, rs. Cidades de Papel tornou-se o meu segundo livro favorito do John e estou ansiosa para assistir ao filme. Espero que os produtores tenham sido o mais fiel possível ao livro. E vocês, já leram algum livro do João Verde?






11 comentários:

  1. Olá, tudo bem?! Me chamo Daniel e conheci seu blog agora. Me surpreendi, gostei bastante e já estou seguindo o blog e o twitter, e curtindo a fan-page no facebook.

    Minha primeira experiencia com o John Green, foi boa. Li Cidades de Papel e gostei, mas me decepcionei em algumas partes. Uma das minhas metas é ler todos os livros dele nesse segundo semestre ^^
    Adorei o post,

    Abraços do Dan :)
    •bookdan.blogspot.com
    •facebook.com/leituradan
    •twitter.com/leitura_dan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel! Tudo bem, e vc? Já li quase todos os livros dele e recomendo. Teorema Katherine é o mais engraçado. Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Adoreii saber do vlog que ele fez para se comunicar com o irmão, eu nunca assisti os vídeos dele :(
    Só li ACEDE e não foi uma leitura fácil, já o filme eu amei.
    Quero ler todos os livros do João verde.
    Amei o post :D
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ACEDE é o meu favorito dele, mas os outros também são muito bons. Vale a pena ler!
      Beijos

      Excluir
  3. A Culpa é das estrelas se passa em Indiana assim como Por lugares incríveis! Sou fã do John Green, ainda faltam 2 livros dele para eu ler e me apaixonar mais
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, Erica! O John Green também é um dos meus autores favoritos e eu quero muito que ele publique um novo livro logo, pois já li todas as suas obras e amei (com exceção de Quem é você, Alasca?, minha única decepção com o autor até o momento). Estou louca para conferir a adaptação de Cidades de Papel. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabrielle! Também estou ansiosa para uma nova publicação dele e para conferir a adaptação de Cidades de Papel.
      Beijos

      Excluir
  5. Por incrivel que pareça eu ainda não li nada do autor.
    Espero poder conhecer logo suas obras, pois todos comentam muito bem sobre todos eles e eu nem tenho muita ideia do que se trata sabe?
    Eu não conheço a escrita do autor.
    Mas tipo, eu vi o filme A CULPA É DAS ESTRELAS e até gostei, mas eu esperava que ele fosse mais PROFUNDO do que foi. E olha que nem li o livro pra saber como é. Dizem que o filme tá fiel ao livro, mas seilá, eu ainda quero ler para saber mais sobre a história. Mas mesmo assim adorei a sua postagem. Muito legal também conhecer um pouco mais sobre o autor =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/demi-lovato-edicao-especial-para-fas.html

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bom?
    Adorei seu post porque não sabia metade das coisas sobre o John Green. Eu adorei as entrevistas que ele deu aqui no Brasil e acho o John extremamente inteligente e cativante. Já li dois livros dele.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá... eu li A Culpa é das Estrelas e fiquei completamente frustrada procurando tudo aquilo que os fãs tanto falaram... o que causou tanta comoção... no fim não curti muito a escrita do autor, mas o livro apesar de frustrante foi uma leitura boa... eu gostei muito mais do filme, chorei quase o filme todo hahaha.... Cidade de Papel... não tenho pretensão de ler, mas tenho vontade de assistir o filme, espero que seja tão bom quanto ACEDE.... Eu não me dei bem com a escrita do autor... e olha que tentei ler muito Cidade de Papel, mas não rolou e os outros livros dele não me aguçam a curiosidade em ler.... mas foi legal conhecer um pouco mais os feitos do autor... ele tem bem cara de que seria um ótimo padre... Xero!

    ResponderExcluir
  8. Apesar de não ser meu escritor favorito gosto bastante dos livros dele. Não tenho vontade de ler Cidade de Papel mas quero muito ver o filme. Acho ele uma pessoa uma engraçada e fácil de se conversar, adorei saber mais sobre ele.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir