12 de abril de 2017

Páscoa - símbolos e significados

Olá, pessoas, tudo bem com vocês? A Páscoa se aproxima e, por isso, o post de hoje é sobre os símbolos e significados dessas data tão especial, principalmente para nós, cristãos. Tentei reunir as informações que achei mais importante e que despertam mais curiosidade nas pessoas. Espero que gostem :)



A Páscoa começou a ser celebrada há mais de dois mil anos. Do hebreu Pessach, significa "passagem" e comemora a libertação dos judeus da escravidão imposta pelos faraós do Egito após 300 anos de aprisionamento.
Também é a principal festa cristã e comemora a ressurreição de Cristo, crucificado para que os homens vivessem em liberdade.

Sua comemoração se inicia na Semana Santa, que antecede o domingo de Páscoa, com procissões e novenas. O encontro dos cristãos para essas manifestações religiosas se dá para relembrar todo o sofrimento de Jesus na cruz. O domingo que antecede essa semana é o chamado "Domingo de Ramos" e celebra a entrada de Cristo em Jerusalém.

Extremamente simbólica, a Páscoa possui símbolos que dizem muito sobre a história da vida e morte de Cristo. Conheça cada um deles e seus respectivos significados:

A VELA - CÍRIO PASCAL

A vela que é acesa no Sábado Santo, significa "Cristo, a Luz dos povos". Os símbolos Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer "Deus é o princípio e o fim de tudo". Os algarismos do ano também ficam gravados no Círio Pascal. Nas casas cristãs, é comum o uso da vela no centro da mesa no almoço de Páscoa. Representa o Cristo Ressuscitado que deixou o túmulo, radioso e vitorioso.

A CRUZ

Simboliza o sofrimento e a ressurreição de Jesus Cristo.

OS SINOS

Cantam a alegria da Ressurreição expressa nos cânticos de Aleluia. Tocando festivamente, anunciam novos tempos, alma nova nas criaturas.

O CORDEIRO

Na Páscoa da antiga Lei, era sacrificado um cordeirinho. No Novo Testamento, a vítima pascal é Jesus Cristo, chamado Cordeiro Pascal.

OS OVOS

O ovo, aparentemente morto, é o símbolo da vida que surge repentinamente, destruindo as paredes externas e irrompendo com vida. Simboliza a Ressurreição.

O COELHO

Símbolo da rápida e múltipla fecundidade da própria instituição, que está espalhada por toda a parte, reproduzindo fiéis: há um número incalculável de filhos de Deus, frutos da graça da Ressurreição.

TRIGO E UVA - PÃO E VINHO

Simbolizam o pão e o vinho da Santa Missa e, por seu grande significado com a Trindade Santa, traduzem, por excelência, o símbolo Pascal. Jesus escolheu o pão e o vinho para simbolizar seu amor pela humanidade. O pão representa o corpo de Jesus Cristo e o vinho representa o sangue. Ambos oferecidos aos discípulos para celebrar a vida eterna.

O PEIXE

O peixe é o mais antigo dos símbolos de Cristo. Se Cristo é o Grande Peixe, somos os peixinhos de Cristo. Isso quer dizer que devemos sempre viver mergulhados na Graça de Cristo e na Vida Divina, trazidas a nós pela água do Batismo, momento em que nascemos espiritualmente, como os peixinhos nascem dentro d’água.

O GIRASSOL

O girassol tem um simbolismo especial, pois está sempre voltado para o Sol, astro-rei, assim como nossas almas, que devemos estar viradas para o Divino – Sol, ou seja, Cristo Ressuscitado.

COLOMBA PASCAL

O bolo em forma de "pomba da paz" significa a vinda do Espírito Santo. Diz a lenda que a tradição surgiu na vila de Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o rei lombardo Albuíno com a guloseima. O soberano, por sua vez, teria poupado a cidade de uma cruel invasão graças ao agrado.

E DE ONDE VÊM OS OVOS DE PÁSCOA?

O surgimento do ovo de chocolate na Páscoa se deu a partir do Séc. XVIII, em substituição aos ovos duros e pintados que eram escondidos nas ruas e nos jardins para serem “caçados” pelas crianças.

Foi por essa época, na França, que se passou a esvaziar os ovos naturais e recheá-los. Os Pâtissiers franceses os recheavam com chocolate, marzipã ou uma mistura dos mais diversos ingredientes. E ainda os pintavam artisticamente por fora: sem dúvida,  uma descoberta fabulosa dos confeiteiros franceses.


Desde o final do século XIX, quase todos os ovos de Páscoa não são mais involucrados na casca do ovo de galinha. Eles são feitos totalmente de chocolate e são de variados tamanhos. Alguns são bem grandes, outros são mais discretos, menores. Independente de seus tamanhos, todos fazem a alegria de crianças… e adultos em todo o mundo.

Fontes: http://paroquiasaoconradorj.blogspot.com.br/2013/03/a-historia-da-pascoa-simbolos-e.html
           http://www.portaldafamilia.org/datas/pascoa/pascoasimbolos.shtml
           http://www.arautos.org/secoes/artigos/especiais/tracos-da-origem-dos-ovos-de-pascoa-140454

Feliz Páscoa, queridos leitores! Que o Cristo ressuscitado possa nascer no coração e família de cada um de vocês. Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário