6 de março de 2018

9 curiosidades literárias

Eu sou o tipo de pessoa que tem uma mente muito ativa e, por isso, se passam diversas perguntas pela minha cabeça. Gosto de pesquisar diversos assuntos e numa dessas pesquisas encontrei algumas curiosidades literárias que achei interessante compartilhar com vocês. Até descobri que tem autor que escreveu algumas de suas obras à mão quando já existia computador. Ô coragem!

1. Lolita, de Vladmir Nabokov, teve a princípio sua publicação recusada. O romance era tido como tão controverso que apenas uma editora (Olympia Press) o quis publicar. Três anos depois, quando o livro já era um hit, outras invejosas mudaram de ideia.

2. J.K. Rowling escreveu todos os livros do Harry Potter à mão.
0


3. Virginia Woolf, Goethe e Hemingway tinham o hábito de escrever em pé.

4. Foi com suas últimas economias que o escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez publicou sua obra-prima Cem Anos de Solidão. A primeira tiragem de oito mil exemplares se esgotou em 15 dias.

5. O poeta chileno Pablo Neruda só conseguiu publicar seu primeiro livro, Crepusculário, depois de vender todos os seus bens para financiá-lo.

6. O primeiro romance do mundo foi escrito em 1007 por uma mulher, Murasaki Shibiku. A história de Genji conta as aventuras de um príncipe que procura amor e sabedoria.

7. Monteiro Lobato revolucionou o mercado literário em uma época em que o Brasil tinha poucas livrarias. Seus livros eram vendidos em mercearias, armazéns e farmácias, fomentando de maneira criativa a cultura em nosso país.

8. A casa em que residia o escritor paulista João Antônio pegou fogo e o incêndio queimou todos os originais. Teimoso, escreveu tudo de novo. Malagueta, Perus e Bacanaço,  o livro reescrito, publicado em 1963, virou clássico.

9. O paulista José Carlos Inoue entrou para o Guinness (Livro dos Recordes). Ele tem o recorde de romances já publicados no mundo. Foram 1.086, sob 39 diferentes pseudônimos.

Então, gostaram das curiosidades? Me digam qual te surpreendeu mais. Beijos e até a próxima!


2 comentários:

  1. Uma coisa dá pra tirar disso tudo: sem determinação e persistência não chegamos a lugar nenhum!
    Muito legal o post!

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir