14 de outubro de 2018

Vida e Paixão do Cordeiro de Deus - Ana Catarina Emmerich

Oi! Tudo bem com vocês? No post de hoje vou falar do livro Vida e Paixão de Jesus Cristo, escrito pela beata Ana Catarina Emmerick. O livro foi cedido em parceria com o Minha Biblioteca Católica, um clube de assinatura católico, que envia todo mês um box com livros pensados para o seu desenvolvimento na fé. A caixa por si só é uma graça e contém um livro, um marcador e um brinde surpresa. Para tornar-se assinante do clube, clique aqui.



Mas antes quero falar um pouco a respeito da beata que escreveu o livro. Ana Catarina Emmerick nasceu no dia 8 de Setembro de 1774, na comunidade de camponeses de Flamschen (Alemanha). Desde pequena sentiu-se atraída de modo particular pela oração e pela vida religiosa. Deste modo, ainda adolescente expressou o desejo de entrar num mosteiro, a fim de viver exclusivamente para o Senhor. Em 1802 entrou na comunidade de Agnetenberg e, já no ano seguinte, pronunciou os votos. Ana Catarina faleceu no dia 9 de Fevereiro de 1824 e ainda hoje continua a indicar-nos o centro da nossa fé cristã, o segredo da Cruz.

Em seus escritos, Ana Catarina narra desde a ascendência até a morte de Jesus, e a riqueza de detalhes de sua narrativa impressiona. Ela leva o leitor a imaginar-se vivendo os fatos e isso torna a leitura uma experiência extraordinária. De todas as leituras que já fiz essa foi a mais diferente. Nessa obra encontramos a descrição de cidades, sentimentos, expressões faciais e etc. É algo que somente alguém que viveu – ou viu - poderia descrever. E o livro não trata de ficção, e sim de visões que a beata teve da vida de Jesus Cristo.

“Quanto mais se aproximavam de Jerusalém, tanto mais tristes ficavam, pois a estrela se tornava muito menos clara e brilhante e na Judeia a viram raras vezes. Quando fizeram alto, fora de Jerusalém, desaparecera totalmente. Falaram da estrela e da criança recém-nascida; ninguém quis compreendê-los; por isso, tornaram-se ainda mais tristes, pensando que tinham se enganado.”

A edição possui páginas amareladas, o que propicia uma leitura mais confortável, é em capa dura e com letras douradas, exclusiva para assinantes. 



Esclareço que a beata não modifica nenhum fato da vida de Jesus, mas sim apresenta-os com riqueza de detalhes. Então se você tem interesse em meditar os fatos da vida de Jesus, essa é uma leitura que recomendo.

Segundo Dom Estevão Bettencourt, “embora seja bonito, o livro não recebeu total confirmação da Igreja, que é muito rigorosa nisto; mas também não foi proibido de ser lido. Fica a livre uso da fé. Ninguém está obrigado a aceitar. A crítica séria levanta interrogações a respeito dos escritos. É preciso portanto, ler com discernimento, e não como revelação divina, mas como meditação de Catarina. Não deixa de ser edificante para a fé.” Esta informação foi retirada do site Cléofas.

E por hoje é isso! Beijos e até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário