2 de setembro de 2015

[Tudo que eu vi] Cidades de Papel - Filme

Ficha técnica
Título: Paper Towns (Original)
Dirigido por: Jake Schreier
Produtores: Marty Bowen e Wyck Godfrey
Estreia: 9 de Julho de 2015 ( Brasil ) 
Duração: 109 minutos
Gênero: Aventura, mistério, romance
Países de Origem: Estados Unidos da América
Elenco: Nat Wolff  (Quentin Jacobsen)
            Cara Delevingne  (Margo)
            Justice Smith (Radar)
            Austin Abrams (Ben Starling)
            Halston Sage (Lacey Pemberton)
            Caitlin Carver (Becca Arrington)

            Jaz Sinclair (Angela)




Oi gente, tudo bem? O post de hoje é a resenha de um dos filmes mais esperados por mim para esse ano: Cidades de Papel. Como boa fã do John Green estava ansiosa para ver a adaptação de um dos meus livros favoritos nas telonas. Assisti ao filme no cinema, mas acabei passando outros posts na frente e por isso só agora estou escrevendo esse para vocês. Tem resenha do livro aqui no blog. Quem tiver interesse é só clicar aqui




Quentin Jacobsen nutre uma paixão platônica por sua vizinha, a bela Margo Roth Spigelman. Quando crianças os dois eram amigos mas com o tempo deixaram de se falar. Agora Margo faz parte da turma dos populares e aquela amizade de infância ficou no passado. Até que em uma noite ela aparece na janela de Quentin dizendo que precisa da ajuda dele para executar uma vingança. Ele, é claro, aceita na hora. 


Nessa noite Q vive aventuras que jamais imaginou. E quando a tal noite termina ele acredita que as coisas vão mudar. E ele está certo.


No dia seguinte à vingança Quentin percebe que Margo não foi à aula. Até aí nada demais, afinal de contas ela já havia faltado algumas vezes. O problema é que isso se repete no outro dia e no outro, e no outro também. Então Q chega em casa depois da aula e descobre que sua bela vizinha desapareceu. Ok, isso também já aconteceu outras vezes. Por esse motivo os pais de Margo decidem não prestar queixa de seu desaparecimento. Mas Quentin fica preocupado e decide procurá-la por conta própria. Ele convoca seus amigos e eles começam a procurar por pistas. Conforme Q descobre as pistas percebe que Margo não é exatamente a garota que ele pensava que fosse.

Quando fiquei sabendo sobre essa adaptação tive a impressão que não seria boa. Sei lá, achava que não seria tão fiel ao livro. A boa notícia é que me enganei. Houveram poucas alterações, nada que prejudicasse a história original. A escolha dos personagens foi excelente. Nat Wolf estava perfeito no papel de Quentin. Sério, não imagino outro ator nesse papel. Cara Delevigne, apesar de não aparecer muito, também teve ótima atuação.
Agora o personagem que mais me surpreendeu foi o Ben, um dos melhores amigos do Quentin. Ele é muito mais engraçado que no livro e muito diferente do que imaginei. A atuação dele me arrancou ótimas gargalhadas. 



A escolha de Cara Delevigne para o papel de Margo foi outro ponto que me surpreendeu. Pela descrição dela no livro imaginei que a atriz escolhida teria certos atributos físicos que a Cara não tem. Mas na verdade isso acabou sendo algo bom.

Essa é a segunda adaptação de um livro do John Green que assisto e repete algo que gostei muito: os personagens são pessoas normais, daquelas que dá para encontrar no corredor da escola. Não escolheram atores altos, fortes e musculosos, com cara de fabricados para o cinema. E acho isso bacana.

Ter lido o livro antes de assistir ao filme foi uma ótima escolha, pois assim pude entender melhor alguns detalhes. Para quem está na dúvida do que fazer primeiro, fica a dica. Ah, e um alerta: no fim do filme dá vontade de abraçar o Quentin. De verdade.

Esse é o tipo de filme divertido, que é engraçado sem ser idiota, mas que também tem partes reflexivas, com as famosas frases de efeito das histórias de John Green. É mais que recomendado.

"É uma maldade acreditar que uma pessoa é mais que uma pessoa."

E como todo bom filme, esse tem uma ótima trilha sonora. Segue a lista:

1. Santigold – “Radio”
2. Twin Shadow – “To the Top”
3. Sam Bruno – “Search Party”
4. Kindness – “Swingin Party”
5. Vance Joy – “Great Summer”
6. Vampire Weekend – “Taxi Cab”
7. Son Lux – “Lost It To Trying (Paper Towns Mix)”
8. Saint Motel – “My Type”
9. Galantis – “Runaway (U & I) (Svidden & Jarly Remix)”
10. HAIM – “Falling”
11. Grouplove – “No Drama Queen”
12. De Lux – “Moments”
13. Alice Boman – “Be Mine”
14. The Mountain Goats – “Used To Haunt”
15. The War on Drugs – “Burning”
16. Nat & Alex Wolff – “Look Outside”







E vocês já assistiram? O que acharam? Me contem nos comentários!







2 comentários:

  1. Ótima Resenha!
    Ainda não li o livro e nem assisti ao filme, mas essa resenha me deixou com vontade de ler o livro e assisti o filme.
    Porém, preciso de tempo para fazer isso.
    beijos
    http://pettorres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!
    Tomara que vc tenha a oportunidade de conhecer a história,
    tanto em filme como em livro.
    Vale muito a pena.
    Beijos

    ResponderExcluir