2 de novembro de 2014

[Resenha] Como eu era antes de você - Jojo Moyes

"Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro."

Louisa (ou Lou, como é chamada) trabalha no mesmo café há um bom tempo. Até aí nada demais. O problema é que da noite para o dia o café é fechado e ela fica desempregada. Sem muitas qualificações Lou consegue um emprego como cuidadora de um tetraplégico. Sua função consiste em cuidar de um ex-negociador que tornou-se amargo e mal humorado graças a sua nova condição. Will Traynor é o tipo de pessoa que você não consegue conversar nem ficar perto por muito tempo. É sarcástico, irônico e não faz questão de ser educado com as pessoas. Um ser humano detestável. Pelo menos no início. Nas primeiras semanas Lou tem bastante dificuldade em lidar com ele, mas com o tempo acaba pegando o jeito. 

Além de Will ela também precisa lidar com a mãe dele. Camilla Traynor, uma magistrada de respeito, não tem uma relação muito boa com o filho, é o tipo de pessoa que nunca demonstra seus sentimentos e está desesperada para encontrar alguém que possa devolver a seu filho a alegria de viver. O que ela não imagina é que ao contratar Louisa Clark dará a seu filho os melhores meses de sua vida - e transformará para sempre a vida de Lou e Will.

Várias coisas me chamaram a atenção nessa história. A primeira delas é a falta de perspectiva de Lou. Aos 26 anos ela não pensa em fazer mais nada da vida, a não ser continuar trabalhando no café. Não pensa em voltar a estudar, conseguir um emprego melhor ou até mesmo se mudar da casa dos pais. Para ela a vida está boa como é. Namora o mesmo cara há seis anos - que por sinal é um completo idiota que não dá a mínima para ela. É Will quem incentiva Lou a fazer faculdade e lhe mostra todas as possibilidades que tem. Em seis meses Will consegue fazer por ela o que seu namorado não foi capaz de fazer em seis anos. 

Outro ponto (e o que mais gostei) é que a autora aborda as dificuldades que os cadeirantes passam na rua. Ela nos mostra como um simples passeio pode se tornar algo muito difícil. Isso me chamou a atenção por que na maioria das vezes não nos damos conta de quantos locais não são adaptados para atender as necessidades mais simples dessas pessoas. Como cuido de uma criança que também é cadeirante pude compreender bem alguns aspectos e refletir melhor sobre outros. 

Cativante, surpreendente e emocionante, Como eu era antes de você me fez sorrir e chorar. No início pensei que seria tudo muito previsível, mas chegou uma parte da história em que já não tinha mais certeza do rumo que a coisa toda tomaria. Sem contar que a história se passa na Inglaterra, um país que tenho muita vontade de conhecer. Ou seja, mais um agravante que me fez amar esse livro. Se você, assim como eu, gosta de uma boa história de amor, sem dúvidas vai gostar desse livro. Merece cinco estrelas.

Compre aqui: Livraria Cultura 

2 comentários:

  1. Olá Erica, AMEI sua resenha acho que porque me identifiquei demais com ela, quase morri de tanto chorar no livro, é uma das minhas inspirações, acho que todos deveriam ler.
    Indiquei você para responder uma TAG no meu blog, espero que participe

    Beijos,
    viajandoentrepalavras@blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline! Fico feliz em saber que gostou da resenha. Concordo quando você diz que todas as pessoas deveriam ler o livro. Ele nos deixa uma grande lição. Vou responder sim, obrigada pela indicação.

      Excluir