23 de junho de 2015

Cinema brasileiro - Projeto Culturação

Oi gente! Esse é o primeiro post do Projeto Culturação, e o tema que escolhi é cinema brasileiro. A proposta é apresentar um filme de escolha do blogueiro e destacar os prós e contras, ou escolher um filme nacional ainda não assistido e falar sobre ele (que é o que vou fazer). O filme escolhido por mim é O Contador de Histórias. Ouvi falar sobre ele na faculdade, durante uma aula em que a professora escolheu uma cena para que pudéssemos  refletir, à partir do tema da aula daquele dia.

Duração: 100 minutos (1 hora e 40 minutos)
Gênero: Drama
Direção: Luiz Villaça
Ano: 2009
País de origem:BRASIL
ElencoMaria De Medeiros, Malu Galli, Jú Colombo, Marco Antonio, Paulo Henrique, Clayton Dos Santos Da Silva, Cabelinho De Fogo, Chico Diaz.


Sinopse:
"'O Contador de Histórias', filme de Luiz Villaça baseado na vida do mineiro Roberto Carlos Ramos, é a história de como o afeto pode transformar a realidade. Caçula entre dez irmãos, Roberto desde cedo demonstra um talento especial para contar histórias, transformando, com a narrativa, suas próprias experiências de frustração em fábulas cativantes. Aos 6 anos, o menino cheio de imaginação é deixado pela mãe em uma entidade assistencial recém criada pelo governo. Ela acredita estar, assim, garantindo um futuro melhor para seu filho. A realidade na instituição é diferente do que se promovia pela propaganda na TV e Roberto, aos poucos, perde a esperança. Aos treze anos, após incontáveis fugas, ele é classificado como irrecuperável, nas palavras da diretora da entidade. Contudo, para a pedagoga francesa Margherit Duvas (Maria de Medeiros), que vem ao Brasil para o desenvolvimento de uma pesquisa, Roberto representa um desafio. Determinada a fazer do menino o objeto de seu estudo, tenta se aproximar dele. O garoto em princípio reluta, mas, depois de uma experiência traumática, procura abrigo na casa de Margherit. O que surge entre os dois é uma relação de amizade e ternura, que porá em xeque a descrença de Roberto em seu futuro e desafiará Margherit a manter suas convicções."

O diretor Luiz Villaça descobriu O Contador de Histórias por acaso, em um livro infantil que seu filho havia ganhado de presente, e após ler a história de Roberto Carlos, desenvolveu o projeto do filme premiado com o selo da Organização das Nações Unidas. O Contador de Histórias foi rodado em Belo Horizonte, São Paulo, Paulínia e Portugal. 

Fontes: http://www.robertocarloscontahistoria.com/olhada.asp
           http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Contador_de_Hist%C3%B3rias
          http://www.filmesdecinema.com.br/filme-o-contador-de-historias-6100

Como disse no início do post, ainda não assisti ao filme, mas pretendo fazê-lo em breve. Pelo trecho que assisti na aula parece ser uma história emocionante, e por ser baseado em fatos reais faz com que eu fique ainda mais interessada. Deixo para vocês o trailler do filme. A qualidade do vídeo não é das melhores, mas dá para ter uma ideia do que se trata a história.






10 comentários:

  1. Não gosto muito de ver filmes, prefiro mil vezes as séries, mas a premissa de O Contador de Histórias te faz querer saber toda a história. Quando assistir comenta o que achou :D

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi! Depois que assisti talvez faça resenha dele. Aí te aviso.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Erica, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas achei a premissa interessante e o filme parece ser mesmo bem emocionante!
    Ps. Conheci o blog agora e adorei seu cantinho! Parabéns!! Estou seguindo o blog e as redes sociais :)
    Voltarei mais vezes!!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara! Tudo bem, e vc? Que bom q gostou da premissa do filme e do blog. Seja bem-vinda e volte sempre que quiser.
      Beijos

      Excluir
  3. Olha eu nunca vi esse filme também
    Mas já ouvi falar sabia?
    Sempre é bom a gente ver alguns filmes da nossa cultura, embora eu nunca fui muito chegada em filmes brasileiros, mas mesmo assim achei legal sua dica e vou procurar saber, até porque posso gostar também.


    Se você ver antes de mim me chama pra ler sua resenha sobre ele ok?
    Adoraria saber mais sobre a história e sua opinião.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-lista.html

    ResponderExcluir
  4. Oi Silvana! Também não tenho o hábito de assistir filmes brasileiros, mas sei que tem alguns muito bons. Pode deixar que se eu fizer resenha dele te aviso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oii Erica!

    Adorei esse post novo!
    Não tinha ouvido falar desse filme, mas pretendo ver ele também. Esperando as suas impressões do filme ;)

    Beijos, Amanda *----*
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  6. Entrando pra minha lista de filmes, agora.!
    Também fiz essa postagem, se quiser ver o meu, clica aqui

    Beijos!
    Quando Acordei

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Parece um filme realmente interessante mas não faz muito o meu estilo, entretanto tentarei assistir. Parabéns pela resenha e adorei a imagem do seu background.
    Abraços,
    Matheus
    Apocalipse Literário

    ResponderExcluir