9 de setembro de 2015

[Resenha] O Sumiço de Beatriz - Carolina Matsuo

Edição: Carolina A. S. Matsuo
Lançamento: 2014
Gênero: Ficção brasileira
Capa: Paulo Gonçalves Magalhães
Páginas: 340
*E-book cedido em parceria com a autora

"Em meio a acordos entre a petrolífera brasileira e a venezuelana, uma organização paramilitar liderada por corruptos faz negociações com militares venezuelanos para produzir um instrumento de guerra, que apenas duas pessoas são capazes de desenvolver: Beatriz, uma estilista que ganhou vários prêmios como figurinista e maquiadora, criada por sua tia, Giselda; e o professor Dr. Yaacov Baum, um professor-pesquisador judeu de uma prestigiada universidade.
Durante a negociação do projeto de tal instrumento, num evento responsável por uma série explosões, Beatriz foge do cativeiro, mas o professor é ferido, e sua tia, que estava no local, é dada como morta.
Beatriz recorre ao seu amigo de infância, Tomaz, e tenta lhe contar os fatos. Porém, antes mesmo que ela explique o que está acontecendo, é obrigada a fugir dos militares que a perseguiam.
Tomaz, chef de cozinha e dono do Tradicional Café, sem entender o que está acontecendo, e preocupado com a atitude da amiga, mergulha em uma profunda investigação para encontrá-la. Eventualmente, ele acaba descobrindo uma rede de intrigas e corrupção que envolve um mercador de armas, as FARC e algo muito além do que ele poderia imaginar."

Após fugir de uma perseguição Beatriz encontra-se com Tomaz no Tradicional Café, o restaurante de seu melhor amigo. Chegando lá Tomaz pergunta sobre Tia Giselda, a tia de Beatriz, que é como se fosse da família dele. Então Bia diz que ela está morta e tenta lhe contar o que aconteceu. No meio da conversa os homens que estavam atrás dela mais cedo aparecem no café, e Bia foge sem conseguir contar toda a história a Tomaz. Percebendo que algo estava errado ele vai à casa de Bia em busca de informações. Ao chegar encontra o local revirado e desocupado. Em meio a fotos e livros Tomaz encontra alguns relatórios assinados por Beatriz e por um professor chamado Yaacov Baum. Ao lê-los percebe que sua amiga está envolvida em algo grande, um mega problema. Os relatórios estão incompletos e não é possível descobrir muita coisa. O que Tomaz não consegue entender é por que a assinatura de Bia, que é estilista, está em relatórios de química. Então começa a se questionar o que está acontecendo e como o nome de Beatriz foi parar naqueles relatórios.

“...determinado, saiu em busca de respostas à procura de Beatriz.”


Ao analisar os papéis encontrados ele descobre dois locais importantes. Um deles é a Faculdade de Química em uma renomada Universidade do interior de São Paulo. É nessa faculdade que o professor Yaacov lecionava e é por isso que Tomaz decide ir para lá em busca de respostas. Sua descoberta em relação ao paradeiro do professor não é nada animadora. Mas ao saber sobre algumas pesquisas de Yaacov, ele decide permanecer na faculdade, pois acredita que é ali que vai desvendar o mistério do sumiço de Beatriz. Conforme o tempo passa ele descobre uma série de falcatruas, mentiras e corrupções, e percebe que sua amiga se envolveu com gente muito perigosa. E tem mais: ele não é o único interessado nos relatórios do professor e no paradeiro de Beatriz.

Se precisasse definir esse livro em uma única palavra seria surpreendente. A trama é muito bem bolada, daquelas que deixa o leitor curioso do início ao fim. Alguns trechos pareciam não fazer sentido mas no final todas as pontas soltas foram muito bem amarradas, de forma que tudo foi compreendido. A autora foi criativa e também parece ter sido necessário um certo trabalho de pesquisa, pois a história envolve alguns aspectos da cultura árabe. 

Confesso que ao ler a sinopse e decidir me inscrever para ser parceira (sim, eu me candidatei, não foi a autora que me convidou) não imaginava que me surpreenderia tanto. Quando terminei a história e todos os mistérios foram esclarecidos, fiquei de queixo caído. Eu realmente gostaria de saber qual foi a inspiração da Carolina tanto para construir os personagens, quanto para escrever o enredo. 

Falando em personagens, logo no início do livro temos a descrição física e de personalidade do Tomaz. Os outros vamos descobrindo no decorrer da leitura. Ele possui bons atributos físicos, é educado e corajoso. A história tem mais ação que romance, mas eu o imagino sendo o mocinho de uma história do Nicholas Sparks. Beatriz não é muito diferente, também é bonita, uma pessoa que briga por justiça e extremamente corajosa. Esses são os personagens principais da histórias, por isso decide falar somente da descrição deles. Os secundários também são interessantes, principalmente os que Tomaz conhece na faculdade.

Imagino que vocês estejam se perguntando sobre a questão dos acordos entre as petrolíferas, mas não encontrei uma maneira de falar deles sem dar spoiler, por isso decidi não mencionar essa parte. A única coisa que posso dizer é que algo que vai movimentar toda a história. É como se fosse a parte principal dela.

Indico o livro a todos que gostam de histórias que envolvem ação, mistério e intrigas. Garanto que não se arrependerão. Minha classificação no Skoob foi de quatro estrelas, mas foi por conta de alguns erros de revisão e também algumas frases que faltaram em um capítulo. Nada que prejudique o entendimento da história.



21 comentários:

  1. Bem legal a resenha, quando li a sinopse achei a história bem confusa, mas sua resenha esclareceu muita coisa e me deu vontade de ele.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. A capa e linda, mas não muito o meu estilo de leitura =(

    mas a resenha está muito bem escrita, =D

    http://acidadeliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Erica, eu sou LOUCA para ler esse livro, desde que fiquei sabendo sobre ele algum tempo atrás tenho uma vontade de conferir mais dessa história que parece incrível!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  4. A capa do livro é bafônica, é tudo! Achei divina. Mas a resenha não me convenceu. A trama em si do livro, não sei se leria. Vou deixar em aberto esta leitura.
    Beijos,
    Gabrielle G - Blog ABCD dos Livros.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?

    Como a Dani disse aqui em cima, achei a sinopse meio confusa. Talvez porque tenha muita informação, não sei. E isso faz com que, num primeiro momento, não me interesse muito. Mas você falou que o livro foi uma surpresa, então... Vou acreditar que posso me surpreender ao longo da leitura.

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
  6. Oiii!

    Geeente! Eu baixei esse e-book mas ainda não li o livro. Não sabia do que se tratava até ler essa resenha. Estou SUPEEER curiosa em relação ao livro. Quero saber desses relatórios e pq a Beatriz tava envolvida com esse pessoal.

    Ótima resenha!


    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Oi,

    Se não me engano, tenhp ele em e-book e estou com vontade de ler a muito tempo, sua resenha me deu mais vontade ainda!

    garotareading.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. A sua resenha explicou mais e fez ma melhor "venda" do livro do que a sinopse e uma outra que encontrei por ai. Parabéns!

    haha bjs.

    Kamylla Prado

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi falar muito bem sobre esse livro e sinceramente já tive interesse em ler. Tanto que ele tá na minha lista de desejados. Mas agora com falta de grana tá complicado. Espero ter a oportunidade de fazer a leitura assim que puder.

    Enfim...

    Gostei muito mesmo =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/setembro-nacional-cristiane-broca.html

    ResponderExcluir
  10. Ah, bem legal a resenha.. não conhecia o livo! Mas, parece ser bem bacana a história, apesar de não fazer muito meu tipo de leitura, mas mesmo assim vou arriscar.

    http://destinoincertoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Achei bem interessante a premissa, vou anotar na minha lista porque a sua resenha é mais uma das que li - todas positivas. E que capa maravilhosa é essa? Simplesmente perfeita, condizente com a trama!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Estou lendo o segredo do meu marido e percebi o quão apaixonada sou por livros de mistério! Vou seguir sua indicação

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bom?
    Então... Li um nacional de ficção científica esses dias e amei, o que tenho percebido é que a literatura nacional tem crescido e abrangido muito mais que apenas romances e obras infantis, e isso é maravilhoso.
    Quanto ao livro, fiquei realmente tentada em ler, gosto dessas tramas, confesso que pensei que Beatriz não fosse a mocinha dessa história, mas ainda bem que me enganei haha.
    Bjs
    Tay do Let it Shine

    ResponderExcluir
  14. Achei a premissa do livro interessante, mas não é um livro que eu leria nesse momento.
    Vou anotar a dica ;)

    ResponderExcluir
  15. A capa do livro é interessante e sua resenha até me atraiu, mas ainda assim não gostei muito do livro hahah provavelmente não entrará para minha lista de próximas leituras...

    beijos
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não conhecia o livro, a capa está linda. Mas não é o meu tipo de leitura sabe?
    Mas talvez de uma chance se tiver oportunidade!

    Beijos
    Olá!
    assim que vi esse livro me apaixonei pela capa, muito linda! E até então não tinha lida nenhuma resenha do livro, e agora lendo a sua, fiquei ainda louca pelo livro, adoro liros com essa temática, de casais diferentes tentando fazer com o que o relacionamento de certo. espero ler esse livro bem rápido rs' ai Jesus, são tantos livros bons e falta tempo!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bom?
    Acho que fui uma das pouquíssimas pessoas que não curtiu tanto a capa Y.Y A ideia é bem bacana, isso é certo ^.^
    Sobre a história me bateu uma vontade imensa de ler. Quero um livro que seja realmente surpreendente :D
    Bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. OI, tudo bem?
    Não conhecia o livro nem a autora, e a história tem uma premissa bem legal. Não é bem o tipo de livro que me atrai mas espero dar uma chance e assim curtir a história também. A capa está linda! Muito sucesso a autora.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  19. Oii!

    Já vi tanta divulgação desse livro! Estou louca para ler ^^ Acho a capa muito linda e a promissa me conquistou :) A sua resenha ficou ótima ^^ A maioria das vezes livros digitais eles escrevem alguma coisa errada, mas não prejudica na leitura.

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Jéssica, gostei muito da sua resenha e esse livro é realmente muito bom, a Ana do meu blog leu e amou.
    Só que eu não entendi uma coisa, como assim no capítulo falta algumas frases? Como você pode ter essa certeza?

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  21. Oii, não conhecia esse livro ainda, e adoro esse tipo de leitura, vou procurar, adorei o blog, estou te seguindo. Bjos.

    http://yuugracindo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir