10 de novembro de 2015

[Projeto Culturação] - Ao mestre com carinho


Oi gente, tudo bem com vocês? Para o post de hoje escolhi um dos temas desse mês do Projeto Culturação. O tema é DIA DA ALFABETIZAÇÃO, que é comemorado dia 14. A proposta é homenagear quem te iniciou na alfabetização. Normalmente um professor, mas em alguns casos, mãe, pai ou irmãos. Você ainda se lembra de sua primeira professora? O que temos a fazer é escrever uma carta (ou e-mail) bem caprichada, agradecendo-a por ter nos apresentado o mundo maravilhoso da alfabetização. Além da proposta, nos foi deixada uma dica. Para aqueles que ainda tem contato com esta pessoa, a ideia é entregar a carta
pessoalmente, via Correios ou mesmo mandar um e-mail de agradecimento. Confesso que não lembro quem foi minha primeira professora, mas me recordo bem da escola em que estudei. Fica aqui pertinho de casa e a única coisa que sei é que ela já não trabalha lá. Mesmo sem conseguir lembrar dela decidi escolher esse tema por que acredito que ser professor é uma das profissões mais importantes. Afinal de contas, todas as profissões passam por eles. Agora, vamos a carta.

"Querida professora,

Hoje venho lhe agradecer por tudo que me ensinou. A ler, a escrever, a gostar de ir para a escola. Sem sua dedicação não teria aprendido uma das coisas que mais gosto de fazer: ler. Foi você quem me apresentou esse universo maravilhoso dos livros, que nos permitem viver e conhecer lugares incríveis sem sair de onde estamos. Também me ensinou a escrever as primeiras letras, e graças a isso pude conquistar grandes coisas, como ingressar na universidade e criar um blog literário, onde posso compartilhar com outras pessoas os melhores livros que já li. Quero que saiba que sua profissão é muito importante, mesmo que tantas pessoas não lhe deem o verdadeiro valor. Jamais desista de lecionar. Vocês são capazes de mudar um pouco do mundo e a vida de alguns alunos. Se um dia pensar em desistir lhe recomendo que assista ao filme Escritores da Liberdade. Ele tem muito a nos ensinar.
Sonho com o dia em que vocês não precisarão fazer greve para ter seus direitos garantidos, que receberão um salário justo, que terão condições de trabalho adequadas e que serão devidamente respeitados. Sim, eu ainda acredito que esse mundo é possível.
Além da alfabetização você me ensinou as regras de boa convivência com os colegas, a colocar minha criatividade para fora durante as aulas de arte e a ser educada e gentil com as pessoas. Além de me alfabetizar me ensinou a ser uma boa cidadã.
Essa é uma carta de agradecimento, mas também de admiração. Admiração por um trabalho tão bem feito, e feito com amor. Mais uma vez obrigada por tudo!

Com carinho,

Érica

30 comentários:

  1. Oi Erica que bela homenagem vc fez a sua professora espero que algum dia ela leia .Bjos

    Gavetas de pensamentos

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, parabéns pela iniciativa e pelo projeto. A minha primeira professora mora no meu bairro e ainda esbarro com ela de vez em quando e é sempre uma felicidade quando a encontro. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dani!
      Que bom que vc ainda tem contato com essa professora.
      A minha, para quem fiz a carta, nunca mais a vi.
      Mas às vezes encontro algumas outras que já me deram aula,
      e isso é muito bom.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Erica!
    Sou professora e acho que ficaria extremamente emocionada se recebesse uma cartinha de algum ex aluno. Sempre reencontro alguns e eles são muito carinhosos, faz um bem danado receber um abraço ou agradecimento. <3
    Amei a homenagem à sua pró, espero que um dia ela possa ler.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyla!
      Obrigada!
      Também espero que um dia ela possa ler. Acredito que esse tipo de coisa motiva os professores a continuarem exercendo essa profissão tão bonita. Penso que todos os alunos deveriam dedicar uma carta dessas a algum mestre por quem tenha carinho e admiração.
      Beijos

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?
    Adorei a sua ideia, muito linda a homenagem que fez a sua professora, eu amei.

    garotareading.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oii!

    AAAh esse projeto <3
    Cada vez me surpreendo mais com os temas.
    Adorei o texto que você fez para sua professora e me peguei pensando qual professor eu tenho mais carinho ou me incentivou mais.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula!
      Sim, esse projeto é muito legal. Amei os temas desse mês e quero
      fazer outros posts com eles.
      Beijos

      Excluir
  6. Nossa, que homenagem linda!!!
    Projeto tudo de bom, ainda mais com essasrecentes noticias de policial batendo em prof, uma pena que essa profissão linda nao é nada valorizada e ate ridicularizada.
    Eu tb nao lembro qual foi a primeira a me ensinar na escola, e mesmo que lembrasse, acho dificil ter contato com ela.
    A carta é para todos que ensinam e amam oq fazem.
    Beijos.

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Suzzy!
      Sim, sem dúvidas a carta se estende a todos os professores. Afinal de contas, eles merecem o nosso "muito obrigada".
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Erica, tudo bom?? Aiiii que fofo. Eu lembro sim da minha primeira professora, mas infelizmente não tento contato com ela. Tenho com outras de quando eu também era bem novinha mas com a primeira especificamente não :( Muito legal essa homenagem para quem nos ajudou a ser o que somos hoje <3

    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana!
      Tudo bem, e vc?
      Por mais que não nos lembremos das nossas primeiras professoras,
      devemos sempre nos lembrar que um dia teve alguém que nos ajudou com "os primeiros passos" na vida escolar. Como vc disse, é graças a elas que somos o que somos.
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Erica,
    Que amor de homenagem :)
    E essa carta então, ficou muito fofa...
    Eu tive a oportunidade de agradecer e conversar com a senhora que embora não tenha me ensinado a ler, tenha me ensinado as regras da boa convivência como você citou na carta. Era uma freira, da creche que eu ia com 5 anos, e eu vi ela uns 3 anos atrás. Uma fofa.
    Quem me ensinou a ler foi uma amiga da família, e também já agradeci muito à ela. Desde os 6 que fico doida lendo por aí. Rata de livro hahaha
    Amei seu post.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natasmi!
      É muito legal saber que vc teve contato com essas pessoas que te ensinaram coias tão valiosas. Com certeza seu agradecimento fez a diferença na vida delas.
      Beijos

      Excluir
  9. Que bela carta! Realmente os professores merecem parabéns todos os dias, para mim ser um professor é uma das melhores profissões porque é através dela que novas surgirão
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Erica, que projeto bacana.
    Adorei a mensagem que você escreveu para a sua professora.
    Afinal de contas os professores sempre são importantes na nossa vida.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Érica, tudo bom?
    Que texto ótimo! Você chegou a mostrar ele à sua professora? Certeza que ela iria amar.
    Beijos,
    www.entreleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica!
      Tudo bem, e vc?
      Infelizmente não pude mostrar para ela. Ela não trabalha mais na
      escola à alguns tempo.
      Beijos

      Excluir
  12. Oi, Érica!
    Adorei o projeto e sua cartinha foi linda. Minha mãe é professora, eu a amo e sei o quanto a profissão é essencial em nossas vidas. Uma pena que a grande parte das pessoas não saiba disso.

    Com carinho,
    Celly.
    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Celly!
      Deve ser legal ter uma mãe professora. Se quiser mostrar a carta para ela fique à vontade.
      Beijos

      Excluir
  13. Olha Érica eu achei muito legal o projeto e ainda mais lindo a sua cartinha para sua professora. É um reconhecimento muito bacana e acho que tu deveria mostra-la sabia? Minha mãe e meu pai são professores e eles já passaram por cada uma viu? Meu pai ainda dá aula na Universidade da UNITAU e USP. Minha mÃe aposentou depois que teve cancer, enfim...Mas vamos que vamos né ? =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-entre-nos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Silvana!
      Gostaria muito de entregar a carta para ela, mas não tenho contato com ela. A professora não trabalha mais na escola em que estudei. Infelizmente.
      Beijos

      Excluir
  14. Oii
    Menina que homenagem linda... nao sou professora, mas a sua carta realmente me emocionou,
    e lembro até hj das minhas professoras haha no pré que me ensinou a ler e a escrever foi a Lúcia e a Vera e na primeira em diante foi a Cidinha haha... bela memória hein?

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  15. Que coisalinda! Minha professora da alfabetização me marcou muito,ela foi a Xuxa da minha infância,espero um dia fazer uma homenagem pela como esta pra ela.

    ResponderExcluir
  16. Erica, que lindo!
    pena que tiveram poucas postagens como essa, são lindas de se ler... Quem dera todos os alunos tivessem o mesmo ponto de vista que você em relação à seus educadores. Perfeito!
    Beijo.
    Blog Monykisses

    ResponderExcluir
  17. Olá, Erica!
    Vi seu comentário la no LPL, e resolvi fazer uma visita aqui, para conhecer seu blog. Gostei muito desse projeto, é uma forma linda de mostrar que existem sim pessoas que admiram professores e são gratas pelo trabalho que eles realizam. Eu adoraria escrever uma carta ou e-mail como essa que você postou, mas infelizmente, o dia 14 já é hoje, e não tenho contato com meus professores primários, além do fato de que mudei de cidade, e não poderia ir até a primeira escola em que estudei.
    Mas é uma homenagem linda, que acredito que todos deveriam fazer!

    ResponderExcluir