13 de dezembro de 2015

[Resenha dupla] Se eu ficar e Para onde ela foi - Gayle Forman #Seriatona


Oi, galera! Há algum tempo eu estava com vontade de ler Se eu ficar. Quando o livro foi lançado fiquei em dúvida se leria ou não, então decidi assistir primeiro ao filme e se gostasse partiria para o livro. Não fiz isso de imediato. Então por conta da Seriatona decidi que havia chegado a hora. E vocês não sabem o quanto estou feliz por ter conhecido essa duologia. Sério, essa história me fez muito bem. Chegou no momento certo, me deixou uma lição incrível e um grande sorriso no rosto. Agradeço à Pam Gonçalves por ter criado essa maratona, por que do contrário eu teria demorado muito mais para ler esses dois livros. A resenha é dupla justamente por que engatei um depois do outro. E foi uma ótima decisão. 

Em um dia de muita neve em que as escolas suspenderam as aulas, Mia e sua família saem para visitar um casal de amigos. Planejaram algumas atividades e traçaram um itinerário. O que eles não imaginavam é que nesse dia sofreriam um acidente que mudaria suas vidas para sempre. 


Logo após o acidente Mia percebe que algo estranho está acontecendo. Ela vê seu corpo estendido no asfalto, mas está fora dele. Também vê o corpo dos pais, a chegada dos bombeiros e da polícia, e os primeiros socorros que recebem. Ela é levada para o hospital e está em coma. Não tem notícias dos pais e do irmão. Não há muito o que fazer a não ser acompanhar o que acontece e tentar entender o que aconteceu antes do acidente e o que aconteceu depois. Após ouvir a frase de uma enfermeira, Mia percebe que precisará tomar uma decisão muito difícil, e começa a pesar os prós e contras dessa decisão. 

Em Se eu ficar conhecemos a história de Mia, uma garota de 17 anos, que acabou de sofrer um acidente de carro junto com sua família. A história se passa no período de 24 horas após o acidente. Os capítulos são intercalados entre o que acontece com Mia durante sua "estadia" no hospital e sua vida antes do acidente. Ela é musicista clássica e toca violoncelo. Seu pai, Denny, tinha uma banda de rock, mas decidiu mudar de profissão após o nascimento de Teddy, irmão mais novo de Mia. A mãe dela, Kat, também é fã de rock, e Mia não consegue entender por que é tão diferente dos pais no quesito música. Para completar o fato de se sentir um peixe fora d'água ela namora Adam, o vocalista/guitarrista de uma banda de rock que estuda na mesma escola que ela. Por incrível que pareça o que os uniu foi a música.

Por incentivo de sua professora de violoncelo Mia se candidata à Juilliard, escola de música e artes cênicas localizada em Nova Iorque, uma das melhores do ramo. A resposta de sua candidatura chega enquanto Mia ainda está no hospital.

A história se passa no Oregon, mais especificamente no hospital onde Mia está internada. O ambiente é um pouco limitado, mas isso não me incomodou muito. A história se passa em 24 horas, mas não parece. Acredito que é por que os capítulos são intercalados, então dá a sensação que o tempo é mais longo. Gostei de todos os personagens, principalmente do Teddy. Ele tem oito anos e é muito divertido. Um garoto que dá vontade de ter como irmão mais novo. 

Eu geralmente prefiro as capas originais, mas com esse livro foi diferente. Eu achei essa capa da foto mais bonita. Li os dois livros em e-book e pretendo adquirir os exemplares físicos. Quando gosto muito de um livro tenho vontade de tê-lo na minha estante. Gosto de olhar para ele e lembrar da sensação que tive ao lê-lo e da lição que me deixou. Enfim, as capas me conquistaram, assim como a história. Me tornei fã da Gayle Forman após a leitura e pretendo conhecer os outros livros da autora. No final da duologia me deu vontade de abraçá-la e agradecê-la por ter escrito essa história.

Em Para onde ela foi já se passaram três anos desde o acidente, e descobrimos o que aconteceu com cada um dos personagens. A história é narrada em primeira pessoa e é feita por Adam. Ele se tornou um astro do rock junto com a Shooting Star, sua banda da época da escola. Mas Adam está diferente. Muito diferente. Agora ele fuma e precisa com frequência de seus ansiolíticos. Mas o que aconteceu com o velho Adam? E Mia? Onde ela está? Bom, isso nós descobrimos ao longo da história. 

Durante a resenha desse livro muitas vezes a minha vontade era de sacudir o Adam e perguntar o que ele fez com a própria vida. Sério, no início não dava para entender o que tinha acontecido. Mas com o desenrolar da história descobrimos o que o fez se tornar assim. 

Gostei mais desse livro do que do primeiro. Tem uma maior variedade de ambientes e achei a história mais intensa e envolvente. Todas as minhas perguntas foram respondidas e teve um desfecho sensacional. Foi ela que fez eu me apaixonar pela escrita da Gayle Forman. Li os dois livros em uma semana.  

O ruim de resenhar uma duologia é que a resenha fica limitada. Infelizmente não posso transmitir para vocês a intensidade da história e dos meus sentimentos para que não surjam spoilers. Se eu pudesse contar todos os detalhes esse texto ficaria gigantesco. Me desculpem se a resenha não ficou bem detalhada, mas é que eu fiquei com medo de falar mais e acabar soltando os indesejáveis spoilers. Mas agora quero saber a opinião de vocês. Já leram esse livros? O que acharam? Hoje é o último dia da Seriatona, então até o final da semana posto o resultado para vocês. Até mais!

Compre aqui:

Se eu ficar 
Para onde ela foi 

13 comentários:

  1. Olá Erica, O primeiro livro Se eu Ficar, eu também tenho resenhado no meu Blog, e logo que pude comprei o segundo Para onde ela foi.
    Ainda nao li, mas quis ler sua resenha, para saber se me arrependeria...rs
    Acredito que não vá em arrepender e fiquei mais ansiosa para começar a leitura.

    Beijos

    Viviana
    devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Viviana!
      Com certeza vc não vai se arrepender, pois o livro é ótimo!
      Beijos

      Excluir
  2. Fiz estágio com uma colega que era apaixonada por esses livros e ficava comentando sobre o tempo todo. Adoro livros que retratam acidentes e nos levam a conhecer a vida dos personagens antes do ocorrido. Acho que às vezes gosto mais de conhecer o passado de um personagem que o próprio presente. Me sinto sendo apresentada à ele para entender o seu presente. Também achei essas capas lindas. Adorei a ideia de duas resenhas.
    -Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari!
      Eu também gosto de conhecer o passado dos personagens. Conseguimos entende-los melhor.
      Beijos

      Excluir
  3. Comprei SE EU FICAR e nunca li, acabei trocando, não sei o motivo só sei que desanimei depois de um tempo perdi a vontade de ler. Agora me arrependo.
    Sua resenha esta ótima. Obrigada por me fazer me arrepender de ter trocado meu livro rsrsrsrs

    Bjin e até mais...
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah não Deise, que pena que vc trocou antes de ler. Tomara que vc tenha a oportunidade de lê-lo um dia, vale muito a pena.
      Beijos

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?

    Eu nunca li nenhum dos dois livros, mas já assisti o filme do primeiro. Confesso que gostei muito, mas no momento não leria o livro, apesar dele está na minha listinha, ano que vem pretendo ler os livros rapidinho ♥

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Victor!
    Depois que ler volta aqui para me dizer o que achou ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olha a autora se tornou a minha favorita por conta desses dois livros que sinceramente me prenderam bastante sabe?
    Mas eu quero reler ainda o segundo livro, porque toda vez que vejo o filme e termina daquele jeito eu fico querendo o segundo filme. Mas será que vai ter adaptação? Deveria ter né?! Poxa vida, pois o filme é tão lindo. Mas não sei. Eu amei a a estória do segundo livro. Acho que foi o que mais mexeu comigo, apesar de ter gostado do primeiro também, mas nem tanto. Mas enfim...Fico feliz que tenha lido os dois, porque tem gente que só lê o primeiro e para por ai, pois não curte a estória. hehehehe


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/luz-camera-e-acao-12.html

    ResponderExcluir
  7. Eu li Se eu ficar antes do filme, mas minha resenha saiu só depois de ter visto o filme e nem sei mais o que lembro do livro ou o que lembro do filme - os dois meio que viraram uma coisa só na minha cabeça... E eu esperava mais, bem mais dos dois.
    Tanto que quando eu li o segundo eu adorei. Gostei muito mais de Para onde ela foi e foi ele que me fez querer ler outros livros da Gayle :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  8. Erica, eu queria tanto ter participado da seriatona. Só não participei porque todas as séries que eu tenho já foram lidas.
    Eu sou fã da Gayle e sinceramente eu amei os dois livros. Fora o apenas um dia que eu também li por ser da autora.
    Eu gostei de para onde ela foi logo quando vi que seria na versão dele.
    Toda história tem seus dois lados

    ResponderExcluir
  9. Oi Erica,
    Comprei essa duologia na BF do ano passado e ainda não li, depois de muitas indicações me rendi e comprei kkkkk engraçado que assim como você minhas amigas também prefiriram o segundo livro!
    Parabéns pela resenha, sei o quanto é dificil se controkar quando acabamos de finalizar uma leitura mágica!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  10. Oi Erica, tudo bem?

    Eu li "Se Eu Ficar" na época em que foi relançado pela Novo Conceito, e na época foi tão divulgado que eu estava cheia de expectativas... infelizmente, não foram atendidas. Não achei o livro tudo o que eu esperava, achei a Mia um tanto egoísta em algumas situações e a narrativa bem arrastada com todas as voltas no tempo. Mas admito que a leitura da autora é bem fluída. Não li "Para Onde Ela Foi" e nem sinto vontade, porque parece ser bem melancólico, e nunca gostei muito do Adam.. enfim.

    Mas cada um tem um gosto e fico feliz de você ter gostado tanto da obra, e eu adoro a capa do primeiro livro, e assim como você, não costumo gostar muito de capas de filme. Recomendo da autora, "Apenas Um Dia" que ao contrário de "Se eu Ficar" eu amei.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir