21 de dezembro de 2015

Semana Natalina

Oi, gente! Essa semana teremos aqui no blog a Semana Natalina, uma semana em que postarei resenhas de filmes e livros que falam sobre o Natal. Durante toda a semana, começando hoje e encerrando na sexta, dia 25, teremos um livro ou filme resenhado por dia. Portanto, fiquem de olho nas redes sociais do blog, pois assim que o post sair avisarei vocês por lá. Acho que vocês já perceberam que eu sou fã dessa data, hahahaha. E para iniciar a nossa semana especial teremos a resenha de um livro que é um clássico e muitos filmes foram feitos com base nele. E o escolhido de hoje é:


"O enredo nos traz a figura de Ebenezer Scrooge, um avarento homem de negócios londrino, rabugento e solitário, que não demonstra um pingo de bons sentimentos e compaixão para com os outros. Scrooge não deixa que ninguém se aproxime e rompa a sua dura carapaça, preocupando-se apenas com os negócios, o dinheiro e os lucros. No anoitecer frio da véspera natalina, ele é visitado pelo fantasma de Jacob Marley (seu antigo sócio comercial, morto há sete anos) que o repreende e anuncia que Scrooge se prepare, pois será visitado por três espectros do seu próprio passado, presente e futuro... A história da redenção do velho Scrooge vêm comovendo adultos e crianças de todas as épocas." 

Ebenezer Scrooge é um velho avarento e rabugento que se preocupa apenas com os negócios. Seu único parente é um sobrinho que passa para visitá-lo na véspera do Natal convidando-o para a ceia que acontecerá em sua casa e que não é bem recebido pelo tio. Há muito tempo Scrooge deixou de lado o espírito natalino e se tornou uma pessoa desagradável e da qual ninguém gosta. Por esse motivo ele não aceita o convite. Mas nessa noite ele é surpreendido ao chegar em casa. 



Assim que entra em sua casa ele recebe a visita do espírito de Jacob Marley, seu sócio morto há sete anos. No início Scrooge não acredita que aquele é realmente o espírito de Jacob, mas após a comprovação ele cai aos pés do espírito e lhe pergunta o motivo da "visita". Jacob anuncia que dali a pouco Scrooge será visitado por três espíritos e também lhe diz o motivo da aparição deles. Estes são o passado, o presente e o futuro do próprio velho. 

Cada um dos espíritos leva Scrooge à visitar fatos da sua vida de acordo com o tempo que representa. Isso faz com que conheçamos um pouco mais da vida de nosso personagem e também as pessoas que fizeram ou fazem parte de sua história. Dessa forma também entendemos como ele se tornou a pessoas que é.

Conforme lia o livro tinha a certeza que esse é o tipo de livro que precisamos ter na nossa estante, e que ele deve ser lido sempre, não só no Natal. Isso por que a história nos deixa uma bela mensagem e reaviva a solidariedade, que também não deve ser exercida somente nessa época do ano. É uma história mágica, fácil de ser lida e encantadora. 

Pois bem pessoas, esse é o projeto que mencionei no último post. Por conta dele tive que parar algumas leituras e  passar outras na frente. Resultado: estou com três livros para terminar, além das leituras da Semana Natalina. Mas não me importo, por que essa Semana era um projeto antigo, e só pude colocá-lo em prática agora.  

Me contem nos comentários se já leram o livro, se pretendem ler, o que acharam. Ah!, e se algum de vocês estiver realizando um projeto natalino deixem o link para que eu possa conhecer. Beijos e até amanhã!

19 comentários:

  1. Oi Erica,
    Quero muito ler Charles Dickens :)
    Essa história já conhecia um pouco por causa do filme que produziram e tem uma trama muito reflexiva.
    Acho ótimo, porque essa é mesmo uma época de novos começos e podemos começar sendo um pouco melhores :D

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ideia de postar resenhas sobre natal ♥ Acho justo.
    Esse livro em questão nunca li, mas acredito muito que ele seja bom e que todos devemos ler.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Oi Erica, eu nunca li o livro mas sempre ouvi falar muito bem dele. Eu já assisti ao filme que foi baseado: Os Fantasmas de Scrooge e posso dizer que sou apaixonada pela animação. Isso me anima a ir atrás do livro!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu não sou uma pessoa natalina, então sempre fujo da temática nessa época do ano, rs, mesmo sendo meio impossível. Eu nunca li esse livro e também pouco conhecia, mas achei bem interessante btw. Vou dar uma olhada a fundo. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anelise!
      Vale a pena conhecer o livro. É uma ótima história.
      Beijos

      Excluir
  5. Olá, tudo bom?
    Infelizmente, ainda não li nada de temática natalina nesta época, e acho que nem vai dar mais tempo, né kk
    Mas já vi falar bastante deste livro, e, pelo que tu disse, parece mesmo ser bom.
    Beijos,
    http://www.quinzeinvernos.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Acredita que acabei de fazer uma lista de livros para o natal e adicionei esse como dica, apesar de não ter lido o livro ainda já conhecia a história e também acho que a sua mensagem não ser só para o natal, sim para todas as época. Só me tire uma duvida, a leitura dele é fácil ou é mais carregada, lenta por se tratar de Dickens?
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kah!
      Eu vi sua lista e gostei muito dela. A leitura é simples. Nesse livro Dickens utilizou uma escrita leve, de fácil compreensão.
      Beijos

      Excluir
  7. Oi lindona, tudo bem? Eu achei sua resenha ótima, a premissa do livro é maravilhosa! Eu adoraria lê-lo, mas assim como você, tenho três livros para terminar AINDA este ano. Pretendo adquiri-lo o quanto antes.Sobre a capa: parece ter uma leitura diferente a qual estamos acostumada, tipo, mais rebuscada. Tô errada? Bjosss


    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diana!
      A capa dá essa impressão, mas a leitura é leve, com uma escrita simples e fácil de entender. Boa sorte com suas leituras!
      Beijos

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?
    Não sou a maior fã de Natal, então não leio muitos livros natalinos. Acredito que esse livro seja bom, mas é muito provável que só leia outro livro com a temática próximo ano, então vou anotar sua dica aqui para quem sabe aproveitar.

    Beijos,
    Andy!

    ResponderExcluir
  9. Oi Érica!
    Esse livro do Dickens já é um clássico do Natal, e é minha história preferida. Adorei a resenha!
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  10. Erica, deixa eu te dizer meu pai é louco no Charles Dickens. Não sei dizer o porquê ele ainda não leu esse, rs. Vou tentar dar pra ele de natal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, se ele é fã de Dickens com certeza vai gostar do presente. Boa escolha!
      Beijos

      Excluir
  11. Hello!
    Que bacana fazer uma Semana Natalina!!
    Não conhecia o livro do Charles Dickens, e esse livro me parece ser desses que nos ensina e nos faz pensar.
    Achei bem legal e a ideia de reviver sua vida com os fantasmas nos faz pensar no tanto que mudamos, pra o bem ou para o mal.
    Já vi o desenho desse conto, mas nunca pensei em ler, animei de tentar.
    Beijos

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Oiii!

    Aaah é sempre assim né? Começamos um projeto e atrasamos algumas coisas HAHAHA. Maaaaas é ótimo quando colocamos em práticas nossos projetos!
    Acredita que nunca li nada de natal? Mas estou anotando todas as dicas ;)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oie,
    ainda não li nada do autor, o que é uma vergonha para minha pessoa. Mas ao ler a resenha ela me lembrou do filme Os Fantasmas de Scrooge, que ao pesquisa foi baseado no livro. O que só me encanta e me da vontade para ler os livros do autor.

    Já estou adicionando na meta de 2016. Beijos,
    Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  14. Ooiii! Projeto legal,livro supimpa. Não leria porque já vi uns trocentos filmes e umas trocentas homenagens em series do livro,então,não teria muita graça pra mim,mas acho a figura do Scrooge bem legal :)

    ResponderExcluir