19 de dezembro de 2016

Significado dos símbolos natalinos

Oi leitores queridos, tudo bem com vocês?

O Natal é uma das minhas épocas favoritas e por isso decidi fazer a Semana Natalina aqui no blog. Então a cada dia dessa semana teremos um post diferente relacionado a essa data linda. Para começar trouxe para vocês o significado de alguns símbolos natalinos, que muitas vezes utilizamos, mas não sabemos exatamente sua origem. Além disso, sou apaixonada por decoração de natal, então nada melhor do que começar com esse tema. Vamos lá?

Árvore de Natal




No mundo, milhões de famílias celebram o Natal ao redor de uma árvore. A árvore, símbolo da vida, é uma tradição mais antiga do que o próprio Cristianismo, e não é exclusiva de uma só religião.

Muito antes de existir o Natal, os egípcios traziam galhos verdes de palmeiras para dentro de suas casas no dia mais curto do ano em dezembro como um símbolo de triunfo da vida sobre a morte.
Já o costume de ornamentar a árvore pode ter surgido do hábito que os druidas tinham de decorar velhos carvalhos com maçãs douradas para as festividades deste mesmo dia do ano. A primeira referência a uma " Árvore de Natal" é do século XVI. Na Alemanha, famílias ricas e pobres decoravam árvores com papel colorido, frutas e doces. Esta tradição se espalhou pela Europa e chegou aos Estados Unidos pelos colonizadores alemães. Logo, a árvore de Natal passou a ser popular em todo mundo.
Papai Noel
Ele foi inspirado no bispo Nicolau, que viveu e pontificou na cidade de Myra, Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos.

Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo. Nos Estados Unidos, a tradição do velhinho de barba comprida e roupas vermelhas que anda num trenó puxado por renas ganhou força. A figura do Papai Noel que conhecemos hoje foi obra do cartunista Thomas Nast, na revista Harper's Weeklys, em 1881.



Sino




Quando os sinos tocam, eles anunciam que algo importante vai acontecer. Os sinos de Natal nos lembram o maior de todos os acontecimentos: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós!” (Jo 1, 14). Também nossa vida deve ser um constante anúncio de que Deus habita em nosso meio.



Ceia de Natal




É festa de aniversário, comemoração da vida! Fez parte da libertação do Egito a celebração da ceia pascal. Na Santa Ceia da quinta-feira santa, Jesus instituiu a Eucaristia. A Santa Missa é a renovação dessa Ceia sagrada. Por isso, a ceia do Natal é símbolo de festa, de alegria, do partilhar a salvação que entrou em nossa casa. Ao mesmo tempo, é  compromisso de cada um por esforçar-se  que o pão da vida alimente todos os corações. “Eu sou o pão da vida! Quem vem a mim, nunca mais terá fome!” (Jo. 6,35)



O Presépio




Um dos símbolos mais comuns no Natal dos países católicos é a reprodução do cenário onde Jesus Cristo nasceu: uma manjedoura, animais, pastores, os três reis magos, Maria, José e o Menino Jesus.

O costume de montar presépios surgiu com São Francisco de Assis, que pediu a um homem chamado Giovanni Villita que criasse o primeiro presépio para visualizar, sensibilizar, facilitar a meditação da mensagem evangélica, do conteúdo, do mistério de Jesus Cristo que nasce na pobreza, na simplicidade.

São Francisco, então, celebrou uma missa em frente deste presépio, inspirando devoção a todos que o assistiam.



Presentes



Uma prática bastante comum no natal é a troca de presentes. Presentear um amigo ou um familiar é uma forma de lembrar que os Três Reis Magos levaram mimos para o menino Jesus. Eles ofereceram mirra, incenso e ouro.


Então por hoje é só pessoal! Espero que tenham gostado de saber um pouco mais a respeito desses itens tão utilizados. Caso queiram compartilhar fotos da decoração de natal de vocês comigo ficarei muito feliz. É só postar na página do blog no Facebook. E não esqueçam que amanhã teremos post novo. Beijos e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário