4 de outubro de 2014

[Resenha] O clube do filme - David Gilmour

"Eram tempos difíceis para David Gilmour - sem trabalho fixo, com o dinheiro curto e o filho de 15 anos colecionando reprovações em todas as matérias do ensino médio. Diante da desorientação e da infelicidade desse filho-problema, o pai faz uma oferta fora dos padrões - o garoto poderia sair da escola - e ficar sem trabalhar e sem pagar aluguel - desde que assistisse semanalmente a três filmes escolhidos pelo pai. Com essa aposta diferente na recuperação e na formação de um rapaz que está 'perdido', formaram o clube do filme. Semana a semana, lado a lado, pai e filho viam e discutiam o melhor (e, ocasionalmente, o pior) do cinema."

David Gilmour é um crítico de cinema com um filho adolescente que coleciona notas baixas. Ao se deparar com essa realidade ele troca de casa com a ex mulher (por questão de espaço), e seu filho passa a morar com ele e sua esposa. Jesse não quer mais saber da escola e David não sabe mais o que fazer diante dessa situação. Então ele faz uma proposta a Jesse. Um clube do filme, no qual assistem, só os dois, três filmes por semana. Se Jesse aceitar não precisa trabalhar, pagar aluguel e nem mesmo ir a escola. Será um tipo de educação diferente da qual ele está acostumado. Sem pensar duas vezes o garoto aceita a proposta do pai. E assim começa o clube do filme. 

Todos os filmes são escolhidos por David e divididos por módulos. Ele estabelece algumas regras e deixa claro que se Jesse quebrá-las o acordo está desfeito, e ele terá que arrumar um emprego. 


Durante o decorrer da história acompanhamos a mudança e o amadurecimento de Jesse. De acordo com cada situação que vive seu pai escolhe um módulo de filmes para que ele possa refletir e tirar algum tipo de lição de cada um deles.

O que mais me motivou a ler esse livro foi a curiosidade. Queria saber se Jesse voltaria ou não para a escola. Também acreditava que o clube do filme teria data de início e fim pré estabelecidas. Mas não é assim, ele ocorre de uma forma totalmente natural.

Engraçado que a primeira vez que tentei ler esse livro achei-o fraco e sem graça. Não sei por que, mas decidi dar a ele uma segunda chance. E me surpreendi, pois acabei gostando. Não é a leitura mais empolgante do mundo, daqueles que vou ler mais de uma vez, mas mesmo assim gostei.

Algo que achei bacana é a filmografia que tem no final do livro, com o nome de todos os filmes e diretores. Bom para quem gosta de assistir filmes. Vou fazer minha listinha com os que mais me interessaram.

Compre aqui: Livraria Cultura 

4 comentários:

  1. Parece ser bom o livro!
    Gostei da sua resenha...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. gostei haha!!
    http://mergulhado-em-historias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Erica, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro mais achei a capa dele bem interessante e a trama parece ser bem legal. A sua resenha está bem bacana e eu fiquei mega curiosos sobre esse livro.
    Adorei o seu blog e espero vir aqui mais vezes.
    Grande abraço.

    Italo T.
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Italo! A capa é bem legal mesmo, o título é em auto relevo. Obrigada pela visita e volte sempre que quiser.

      Excluir