21 de março de 2015

[Primeiras impressões] A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff


"Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente.
Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.

A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil."

Essa é a prova de mais um livro que a Novo Conceito me mandou (algo que me deixa muito feliz) e vim aqui relatar as minhas primeiras impressões.
Hayden e Sam são melhores amigos, e como todos os amigos, um dia acabam discutindo. Depois de uma dessas discussões Sam decidi ir até a casa de Hayden para se desculpar, mas ao chegar lá se depara com uma notícia nada agradável: Hayden está morto. Sam não consegue entender o que aconteceu mas mesmo assim se sente culpado por essa morte repentina. A única coisa que Hayden deixa é um pen drive com várias músicas para Sam, e um bilhete para o amigo, pedindo que ouça cada uma dessas músicas. No bilhete ele também diz que é através dessas músicas que Sam vai entender o que aconteceu.

Sam não consegue para de ouvir a playlist que Hayden deixou para ele, e conforme os dias passam vai descobrindo segredos sobre o amigo, os quais nem imaginava que existissem. E um desses segredos se chama Astrid.

Astrid é uma garota misteriosa que se aproxima de Sam logo depois da morte de Hayden. Ela parece saber bastante sobre ele, mas Sam não tem ideia de como ela e o melhor amigo se conheceram, muito menos o que ela representa na vida de Hayden.

A primeira coisa que me chamou atenção quando recebi essa prova foi justamente o fato da história envolver música. Isso sem dúvida foi o que me fez querer ler o livro inteiro (mesmo tendo apenas a prova). Não é o tipo de música que escuto, mas mesmo assim é algo que gosto muito nos livros, essa mistura de música com história. E o segundo fato foi a sinopse. Confesso que fui movida por uma grande curiosidade.

Esse é o tipo de livro que desperta uma certa raiva no leitor. Calma, isso não é tão ruim quanto parece. Essa raiva é devido aos relatos de bullying que Hayden sofria (isso acontecia por conta de sua aparência e também por ele ser disléxico), e também por quem praticava o bullying. Sério, tem hora que dá vontade de dar uns tapas nas pessoas que faziam isso com ele. Isso é um ponto positivo para a autora, o fato de abordar um tema que é tão recorrente, mas também tão pouco debatido. 

Outra coisa que é pouco falada, mas que não passa despercebida é a família de Hayden. Eles não parecem ser o tipo de família modelo e algumas vezes o Sam reforça essa questão. Você começa a se perguntar se eles tiveram algum tipo de influência na morte do Hayden. Outro fator intrigante é a Astrid. Não vejo a hora de saber de fato quem ela é e como apareceu na vida do Hayden.

Durante o desenrolar da história podemos perceber o quanto o Sam se sente culpado pelo que aconteceu (não, ele não revela o motivo da culpa) e como está sendo difícil para ele superar a perda do melhor amigo. As músicas da playlist deixam algumas pistas, mas ainda não são suficientes para desvendar o mistério. 

O livro é envolvente, intrigante e do tipo que prende a atenção logo nas primeiras páginas. A prova possui oito capítulos, o suficiente para nos deixar a par das dificuldades que Hayden enfrentava e como ele e Sam se tornaram amigos. O oitavo capítulo termina de uma forma um pouco estranha, mas que te faz querer ler o próximo para saber o que aquele fato sinistro quer dizer.

O lançamento do livro está previsto para o dia 6 de abril, mas já está disponível para pré-venda em alguns sites de livrarias. Não vejo a hora de poder lê-lo por completo!

10 comentários:

  1. Novo Conceito sempre arrasando com os lançamentos, adorei e já entrou na minha wishlist kk
    Amei o blog e já estou seguindo :)

    http://feita-deflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Cris, a Novo Conceito arrasa em seus lançamentos rsrsrs
      Beijos

      Excluir
  2. AAAaah eu AMEI esse carinho da NC conosco <3 <3 <3

    Li super rápido e não vejo a hora da continuação *-*
    A escrita é super fluente a capa é maravilhosa!



    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Erica!
    Comecei a ler a prévia que a NC mandou, mas não consegui terminar a tempo para postar hj. Estou gostando da leitura, muito embora tenha achado o início meio paradinho. O que mais gostei foi a playlist. Poder ouvir a música de cada capítulo enquanto lê é muito bacana!!!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyla! Ainda não consegui escutar as músicas, mas quero ouvir cada uma e conhecer a letra para tentar desvendar um pouco desse mistério do Hayden.

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Recebi a pouco tempo essa amostra também e já li e postei minhas primeiras impressões no meu blog.
    Gostei bastante da história desse livro até agora, principalmente por ele focar na amizade e também por ele envolver música que é algo pelo qual eu sou apaixonada e também por envolver mistério que e algo que eu adoro em livros!

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiara!
      Essa junção de música e literatura realmente é ótima!
      Também gosto bastante.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi oi!
    Não recebi a prévia mas já pedi o meu livro e quero muito que chegue logo para poder ler, li algumas primeiras impressões e todas positivas!
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gab!
      De fato é uma ótima história. Espero que goste.
      Quando você fizer a resenha me avisa, para que eu possa ler.
      Beijos

      Excluir