27 de julho de 2016

[Resenha de filme] Como Eu Era Antes de Você

Ficha técnica:
Título: Me Before You (Original)
Ano de produção: 2016
Dirigido por: Thea Sharrock
Roteiro: Jojo Moyes
Produtores: Alison Owen e Karen Rosenfelt
Estreia: 16 de Junho de 2016 ( Brasil )  
Duração: 110 minutos
Gênero: Drama Romance
Países de Origem: Estados Unidos da América
Fonte: Filmow

Sinopse:
Rico e bem sucedido, Will (Sam Claflin) leva uma vida repleta de conquistas, viagens e esportes radicais até ser atingido por uma moto, ao atravessar a rua em um dia chuvoso. O acidente o torna tetraplégico, obrigando-o a permanecer em uma cadeira de rodas. A situação o torna depressivo e extremamente cínico, para a preocupação de seus pais (Janet McTeer e Charles Dance). É neste contexto que Louisa Clark (Emilia Clarke) é contratada para cuidar de Will. De origem modesta, com dificuldades financeiras e sem grandes aspirações na vida, ela faz o possível para melhorar o estado de espírito de Will e, aos poucos, acaba se envolvendo com ele.


Louisa acaba de ser demitida do café em que trabalhava há seis anos. Como é ela quem sustenta a família, não pode se dar ao luxo de ficar desempregada. Ela tem uma irmã que é mãe solteira e pretende voltar para a faculdade. O pai está procurando emprego e a mãe dela cuida do vovô que está doente. Depois de algumas experiências de emprego frustadas, ela encontra um cargo diferente de tudo que já tentou: cuidadora de tetraplégico. O salário é bom, então ela decide tentar. 

Logo na entrevista de emprego ela conhece Camilla Traynor, mãe de Will, uma mulher fria, elegante e sofisticada. A senhora Traynor procura uma pessoa alegre e cheia de vida para fazer companhia a seu filho. Como Will tem seu próprio enfermeiro, as funções de Lou são mais básicas. Aparentemente as coisas seriam fáceis. Ela só não esperava encontrar um homem arrogante, mal humorado e difícil de lidar. 

Após o acidente, Will se tornou amargurado e sem vida. Ele é grosseiro com as pessoas, não tem amigos e passa os dias trancado em seu quarto. Lou faz de tudo para se dar bem com ele, mas Will não ajuda em nada. Sempre a trata mal e não permite que ela adentre seu mundo. Mas isso só acontece até ela decidir revidar suas grosserias. E é a partir daí que as coisas ficam diferentes e eles terão a chance de se conhecer verdadeiramente.


Fiquei tão apaixonada pelo livro que não aguentei esperar por uma companhia e decidi ir assistir ao filme sozinha. Sim, é isso mesmo, eu fui sozinha. E confesso a vocês que não me arrependi, afinal de contas, valeu a pena!

Essa é uma das poucas adaptações que foram fiéis ao livro. Claro que alguns detalhes precisaram ser modificados, mas não foi nada que alterasse a essência da história. Some a isso o fato de parecer que os personagens foram escolhidos a dedo. Emilia Clark e Sam Claflin deram vida a Lou e Will de uma forma inimaginável. Foi difícil segurar as lágrimas e conter o riso. A Lou é tão cheia de vida que dá vontade de sair por aí desbravando o mundo.

O que mais me saltou aos olhos foi a ênfase do filme. Ele é mais focado no romance, enquanto o livro tem como ponto principal as dificuldades de um deficiente físico, principalmente a locomoção fora de casa. Mas isso também não é algo que me incomodou. Acredito que a mensagem foi transmitida aos telespectadores sem prejuízos. Mas tenho uma advertência a fazer: se você acha que esse é um romance água-com-açúcar de final previsível, sinto dizer que está enganado. Essa história tem um final que não imaginamos encontrar em filmes desse tipo. 

E preparem-se para figurinos únicos. A Lou tem um estilo bem peculiar. Acredito que a equipe de figurino desse filme teve que quebrar a cabeça para criar aqueles looks. Sério, não dá para imaginar que alguém sai na rua daquele jeito. E é claro que o Will tira muito sarro dela por isso.


E eu não poderia deixar de falar do cenário. A história se passa em uma cidade da Inglaterra. A família de Will é guardiã de um castelo da época medieval, por isso eles moram no local. Parece um castelo de contos de fadas, de tão lindo que é. O local tem uma vista incrível.

Espero que as pessoas consigam tirar boas lições dessa história. A Lou nos mostra que podemos repensar nossas escolhas, mas que também precisamos aceitar as das pessoas com quem convivemos. O Will faz com que ela enxergue o mar de possibilidades que tem na vida e pare de se contentar com pouco. Ele faz com que ela tenha grandes aspirações. 


9 comentários:

  1. Ainda nao vi mas eu vontade ver,e de ler o livro, kkkk parabens pelo blog tá top...

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post :) Muito originalidade* Beijinhos!

    http://oliviawolfgang.blogspot.pt/ (Mudei o blog, visita e dá a tua opinião)

    ResponderExcluir
  3. Olá. sua resenha me fez ter vontade de ler o livro. Mas, me disseram que o final é muito triste. Espero que não?
    Vou ler e depois venho te contar o que achei. Beijos!! Adorei seu blog. Uma pena que o blogger está com problemas, e não consigo te seguir..=(
    www.helenrosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helen! Posso te dizer que é uma leitura que vale muuuuuito a pena. É possível aprender grandes lições com essa histórias :)
      Pena que vc não conseguiu seguir o blog. Obrigada pela visita. Beijos

      Excluir
  4. acho o livro maravilhoso.. como tb acho o filme!!
    pena que eu não conseguir ver nos cinemas pois os horários estavam muito ruins rs
    já estou seguindo seu blog :3 se vc puder dar uma passadinha no meu e deixar seu follow se vc gostar te agradeço desde já :)
    bjs u3u
    http://fallingflowersofficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma história maravilhosa!
      Que bom que conseguiu assistir o filme, mesmo não sendo no cinema.
      Obrigada pela visita.
      Beijos

      Excluir
  5. eu assisti eu seuper indico, bem fofo essa casal hahaha
    http://www.dosedeestrela.com.br/

    ResponderExcluir