5 de abril de 2015

[Resenha] Não se apega, não - Isabela Freitas

"Tudo começa com um ponto-final: a decisão de terminar o namoro de dois anos com Gustavo, o namorado dos sonhos de toda garota. As amigas acharam que Isabela tinha enlouquecido, porque, afinal de contas, eles formavam um casal per-fei-to! Mas por trás das aparências existia uma menina infeliz, disposta a assumir as consequências pela decisão de ficar sozinha. Estava na hora de resgatar o amor-próprio, a autoconfiança e entrar em contato com seus próprios desejos.
Parece fácil, mas atrapalhada do jeito que é, Isabela precisa primeiro lidar com o assédio de um primo gostosão, com as tentações da balada e, principalmente, entender que o príncipe encantado é artigo em falta no mercado. 
Isabela Freitas, em seu primeiro livro, narra os percalços vividos por sua personagem para encarar a vida e não se apegar ao que não presta, ainda assim, preservando seu lado romântico."

Assim que esse livro foi lançado fui bastante resistente a ele. Acreditava que era mais um livrinho chato de autoajuda, daqueles que dizem que você é autossuficiente e não precisa de ninguém. É, eu estava enganada. O conteúdo dele me surpreendeu bastante. E uma das coisas que mais me chamou atenção foi o fato da autora "condenar" aquela frase "pego, mas não me apego."  O tipo de desapego ao qual ela se refere não é esse. A própria Isabela Freitas define como desapego o ato de remover da sua vida tudo que torne o seu coração mais pesado. Seja os relacionamentos amorosos, as amizades ruins ou até mesmo aqueles objetos que não precisamos, mas mesmo assim não conseguimos nos desfazer deles.

"Desapego não é desamor."

O conteúdo do livro se desenvolve em forma de história, e a personagem principal tem o mesmo nome da autora: Isabela. Em uma entrevista concedida a um programa de tv, ela fala que se baseou nas próprias experiências e também nas dos amigos para escrever o livro. É engraçado que conforme eu lia me perguntava quais fatos haviam se passado com ela. Tem cada coisa...

A personagem começa narrando o término de seu namoro de dois anos com Gustavo, um relacionamento que todos julgavam ser perfeito, mas só a Isabela sabia o quanto estava infeliz nessa relação. O Sr. Perfeito na verdade era baita ciumento, daqueles que ficam emburrados e dão chilique por nada. Após fazer uma boa avaliação desse relacionamento ela percebe que só o mantinha por medo de ficar sozinha. O tal relacionamento fazia mais mal que bem. Então Isabela toma a sábia decisão de dar um pé-na-bunda do seu namorado bonitinho e resolve ficar um tempo sozinha. Ela narra seus percalços nessa caminhada, como está lidando com a situação, e também suas dificuldades. 

"Porque a solidão não é estar solteiro, é se sentir deslocado mesmo acompanhado." Pág. 27

A Isabela da história tem dois melhores amigos, o Pedro e a Amanda. Pedro é o famoso galinha, bonito e charmoso, que fica com várias mas não consegue ter um relacionamento sério com ninguém. Já a Amanda é a voz da sabedoria, garota centrada que mantém um relacionamento sério e saudável. Bem diferente da nossa personagem principal. São eles dois que tentam ajudar a Isabela a não se meter em enrascadas amorosas. Claro, eles nem sempre conseguem.

O interessante é que nos identificamos com algum ponto da história. Conforme ela narra os fatos nos vemos em alguma situação pela qual já passamos, ou conhecemos alguém que viveu semelhante fato. A história é divertida e bem humorada, mas também reflexiva. Isabela Freitas nos faz perceber que de fato precisamos nos desapegar de certas coisas; aqueles relacionamentos que não nos fazem bem, as amizades que somente nos sugam e aquele monte de tranqueiras que amontoamos em algum canto da casa, e às vezes nem lembramos que existem. Eu não vi aquela autoajuda tipo receita de bolo, que você segue e tudo dará certo e você será feliz para sempre. Na verdade consegui fazer boas reflexões e perceber aquilo que preciso mudar na minha vida. 

Nossa personagem principal também fala que sempre se preocupou em fazer os outros felizes e deixava a sua própria felicidade de lado. Tipo fazer as coisas para agradar as pessoas, e não aquilo que ela de fato queria. Até a escolha do curso superior foi para agradar aos pais. É bem perceptível o processo de autoconhecimento pelo qual ela passa, e que é tão importante para todos nós.

Outro ponto que gostei no livro foi que na página ao lado do título do capítulo tem uma frase que faz menção a ele. Sem contar que essas páginas e a capa tem um tom de rosa lindo, e as páginas são amareladas, algo que facilita muito na hora da leitura.

Indico esse livro para você quem tem o coração despojado e é aberto a mudanças. Você de fato sente necessidade de mudar quando termina a leitura. Obrigada Isabela Freitas por compartilhar suas experiências conosco e nos ensinar a praticar o desapego.

10 comentários:

  1. Olá, Erica!
    Interessante a resenha do livro que você fez! ;)
    O seu blog é muito interessante e já estou te seguindo. Pode me seguir de volta? :)
    Beijos,
    Vânia
    http://revheimdicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Erica!
    Eu não me interessei pelo livro da Isabela, mas não por ter essa impressão de ser livro de auto-ajuda e sim porque romance não é bem a minha praia.
    Parece ser um livro divertido e de fácil identificação, já que a autora se inspirou nela mesma e em pessoas que conhece. Ainda assim não me atrai. De qualquer forma, é sempre bom ver autores nacionais ganhando destaque.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Mariana. Precisamos dar um pouco mais de atenção aos autores brasileiros.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi oi, como vai??
    Quero ler esse livro mas não com aquela urgência sabe.
    Não sou muito fã de livros desse tipo, mas como algumas amigas já leram, e vejo muita gente elogiando, a curiosidade bate mais alto hahahahaha
    Até porque né, eu sou uma pessoa bem desapegada, então não sei como será depois da leitura desse livro hahahahaha
    Mas ainda assim quero ler!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bom?
    Nunca me interessei por esse livro, mas sua resenha abriu meus olhos sobre a proposta geral dele. Além do amor, acredito que seja uma obra que inspire o leitor a desapegar de tudo que é ruim em sua vida. Isso é bacana.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! É essa mesmo a proposta do livro, nos mostrar a importância do desapego. Vale a pena a leitura.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi bonita, tudo bom?

    Ganhei esse livro de aniversário, mas ainda não li. Gostei da proposta e a amiga que me indicou disse que é fantástico e por isso me deu de presente, mas ainda não é o momento certo eu acho. Quem sabe mais para frente né? Autoajuda me deixa um pouco incomodada, rs. Mas claro que darei uma chance para ele. Parabéns pela resenha!

    Beijos
    http://www.estantedarob.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta! Também não sou fã de autoajuda, mas esse aí me surpreendeu. Como eu disse para as meninas aqui em cima, é uma leitura que vale a pena.
      Beijos e obrigada.

      Excluir