15 de julho de 2015

[Resenha] A Herdeira - Kiera Cass

"O que vem depois do 'felizes para sempre'? Vinte anos atrás aconteceu a Seleção do príncipe Maxon. Agora chegou a vez da princesa Eadlyn, a filha mais velha do casal. Criada para ser uma líder forte e independente, ela nunca quis viver um conto de fadas como o de seus pais. Por isso, antes de conhecer os trinta e cinco pretendentes que irão disputar sua mão numa nova Seleção, a jovem está totalmente descrente. Mas, assim que a competição começa, a situação muda de figura, e Eadlyn percebe que encontrar seu príncipe encantado talvez não seja tão impossível quanto imaginava."

Antes de começar a resenha gostaria de dizer que fiz uma pequena alteração na sinopse, pois a original vinha com um baita de um spoiler. Para quem ainda não leu A Escolha e não sabe quem é a escolhida do príncipe Maxon, pode ler essa resenha sem medo, pois não vou contar aqui quem é. Ok, agora vamos à resenha.

Eadlyn é a filha mais velha do rei Maxon e da rainha. Desde que nasceu ela é preparada para governar no lugar de seu pai. Como muitas coisas mudaram em Iléa desde que Maxon assumiu o governo, a princesa acredita que poderá assumir o trono sem precisar de um marido a seu lado. Porém algumas coisas começam a acontecer e ela terá que escolher um marido. Dessa forma, começa uma nova Seleção.


Os trinta e cinco pretendentes chegam ao palácio, todos extremamente empolgados para conhecer a princesa, exceto um, que foi a grande surpresa de todos. O problema é que Eadlyn não está nem um pouco interessada em escolher alguém, então tenta sabotar a competição. É claro que sua Seleção é bem diferente da de seus pais. Mesmo sem querer ela precisa conhecer cada um dos candidatos, e quanto mais se aproxima percebe que tem rapazes encantadores a sua volta. É claro que também temos alguns cabeças de vento, mas fazer o que, né?

Não sei ao certo se acredito em destino. Mas posso dizer que às vezes aquilo que você mais deseja vai cruzar sua porta determinado a te evitar a qualquer custo. E, ainda assim, de algum jeito, você descobre que é suficiente para fazê-lo ficar.

Ela tenta se manter firme no propósito de não escolher ninguém, mas com a convivência com os rapazes fica cada vez mais difícil permanecer imune aos encantamentos e qualidades de cada um. 

É durante a Seleção que Eadlyn percebe que as pessoas não a enxergam como ela pensava. A princesa acredita ser amada por toda a população de Iléa, mas se depara com alguns fatos que não imaginava existirem. Ela também passa por um processo de auto conhecimento, onde se depara com muitos defeitos que não havia percebido antes, e isso a deixa um pouco abalada. Quem a ajuda a enxergar seu verdadeiro "eu" é seu irmão gêmeo, Ahren. Ele é a voz da razão, mas sem ser chato. 

Outro dos irmãos da princesa que conhecemos ao longo da história é Osten. Ele é o caçula e é aquele tipo de garoto que apronta todos o tempo todo. Quer pregar uma peça em alguém? É só subornar o garoto que ele faz o que você quiser. Suas peripécias dão um tom divertido a história.

Mas a pergunta que não quer calar é a seguinte: será que a Eadlyn vai se render aos encantamentos de algum dos Selecionados? Se sim, quem será seu escolhido?

Esse era o lançamento mais esperado por mim nesse ano. Quando descobrir que A Seleção se transformaria em série fiquei super ansiosa para saber a continuação da história. E não me decepcionei.

Minha relação com a Eadlyn foi um caso de amor e ódio. Vou explicar o por quê. No início da história a personagem é muito arrogante, cheia de si e dona da razão. Porém, no decorrer da Seleção e também por conta de certos acontecimentos, ela muda. Claro que a mudança não acontece da água para o vinho; é um processo gradual, mas dá para perceber a diferença da Eadlyn do início para a do fim da história.

Há coisas sobre nós mesmos que só aprendemos quando deixamos alguém se aproximar de verdade.  

Algo que gostei muito na história foi a composição dos Selecionados. Alguns deles são cativantes e você se apaixona logo de cara. É claro que já tenho alguns favoritos. Também tem um personagem em especial, que não é um dos Selecionados, mas tem a ver com um deles, que entrou para a lista dos meus personagens favoritos. Ele é o tipo de rapaz discreto, que fala a coisa certa, na hora certa. Acredito que ele terá um final surpreendente. 

Outro personagem que me chamou a atenção é a rainha. Infelizmente não posso falar muito sobre ela para não dar spoiler, mas ela está bem diferente do que imaginei. Não se parece em nada com a Eadlyn.

Os personagens principais dos outros três livros também aparecem. Podemos saber o que aconteceu com cada um deles após esses vinte anos, e a Kiera Cass ganhou ponto positivo por isso. Também gostei muito dos irmãos da princesa. Eles aparecem pouco, mas dão sua contribuição para a história. Dá para saber um pouquinho mais da personalidade de cada um e imaginar melhor como é a composição da família real.

Um ponto que achei negativo na história é que não temos muitos relatos da rotina dos candidatos e como é a relação entre eles. Acredito que isso se dá pelo fato da história ser narrada pela Eadlyn, e não por um deles.

Agora a coisa que mais me decepcionou no livro todo é que a continuação só sai ano que vem. É isso mesmo, teremos que esperar até 2016 para saber qual será o desfecho da história. Mas ainda assim continuo empolgada para saber o que vai acontecer. E é claro, tenho os meus palpites.

Agora quero saber quem de vocês fez resenha desse livro. Deixem os links nos comentários para que eu possa conferir, ok?


22 comentários:

  1. Oi Erica, eu estou com os três primeiros livros da série para ler ainda, não tive tempo ): mas pretendo ler todos esse ano ainda e correr comprar A Herdeira, eu estou louca e babando para conhecer essa história que todos amam, e eu não fazia a menor ideia que iria sair mais uma continuação!!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Kétrin!
    Pois é menina, tem continuação. Isso mata a gente de ansiedade, rs. Depois que ler a série me diz o que achou ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li a série A SELEÇÃO e por conta disso não posso opinar muito sobre o livro A HERDEIRA, mas tenho visto alguns comentários bons e ruins sobre o livro e acho que sinceramente a Kiera deveria já parar de escrever, porque quando começa a estender demais começa a ficar meio cansativo, seilá, pelo menos é a minha opinião e pelo que ando vendo nas resenhas do pessoal. Mas mesmo assim espero ter a oportunidade de fazer a leitura assim que possivel

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/dia-de-quote-6.html

    ResponderExcluir
  4. Olá :) Ótima resenha! *-* Sou apaixonada por essa série, apesar de só ter lido "A Seleção", achei a história encantadora. *-* Love Maxon <3
    Ainda não li os próximos, mas, sinto muita vontade. Não sei muitas coisas sobre as continuações, entretanto, já sabia dessa filha, acredito que vai demorar para eu ler "A Herdeira", :/ espero que a princesa seja tão cativante quando a America. *-* Beijão!
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  5. Oooi!

    Lembro que quando saiu que haveria mais um livro eu fiquei louca para ler, maaas daí foi baixando a ansiedade. Tô com ele aqui mas ainda não li. Acho que a autora vai se perder durante o enredo, porque todo mundo que leu sempre fala a mesma coisa
    Mesmo com a sua resenha super fofa - e cuidadosa para não dar spoiler - não estou animada para a leitura :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Erica,

    Bom eu sou louca por essa série já li todos até A Escolha e se tornou favorito, eu comecei a ler A Herdeira no Wattpad, mas não terminei porque eu queria ter o livro físico, acho as capas lindas, pena que os que eu tinha era versão da Avon e eu dei pra minha amiga, estou pensando em comprar todos da série de uma só vez, acho que sai mais barato. Não sei quando vou poder comprá-los, mas mesmo assim estou mega ansiosa pra ler.

    Mayla
    Meulivromeutudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    Eu já li este livro, e ao contrario de você eu não fiquei odiando a Eadlyn só no começo, eu a odiei em todo o livro, mesmo com as partes Eadlyn legal, não consegui simpatizar com ela! Eu também gostei da escolha dos pretendentes <3
    Mesmo com a chatice aguda da Eadlyn, quero ler a continuação, vai que melhora....
    Ótima resenha ^^
    Beijos ><
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  8. Olá Erica,
    Mesmo não sendo leitor de livros como esse conheço a história da série muito bem por conta da minha noiva. Ela se espantou ao ver que a série continuaria dessa forma, mas está aberta a leitura dessa nova continuação. Espero que goste e não se decepcione.

    Saudações,
    Ace Barros
    Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    multiversox.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Já li a Seleção e gostei bastante. Mas acho que só lerei até "A escolha", e o restante dos livros deixarei de fora.
    Beijoss,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá... tudo bem?/
    Eu não tenho a pretensão de ler esse livro... porque pra mim a série termina em A Escolha.. sei que estou sendo antipática, mas fazer o quê... eu vejo muitas opiniões com relação a esse livro... e achei a sua super sincera e legal... você soube descrever os pontos que você achou positivo e o que não gostou tanto... adorei seu cuidado sobre o spoiler, nem todo mundo conseguiu fazer isso... Xero!

    ResponderExcluir
  11. Sempre tive vontade de ler essa série, vamos ver se arrumo um tempinho neh!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá Erica, tudo joia?

    Todo essa série faz um grande rebuliço nas redes sociais, mas, apensar de ser bem falado, não tenho nenhum interesse nas obras, mas tenho curiosidade em relação a escrita da autora, talvez, se ela escrever outro gênero eu não me aventure em sua narração. Adorei a resenha.

    Beijos!
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinícius!
      Li na internet que depois que terminar essa série a autora vai partir para uma nova escrita, e me parece que será uma história diferente. Vamos aguardar né?
      Beijos

      Excluir
  13. Perdi um pouco da vontade de ler essa trilogia, e tenho visto muitas opiniões sobre A Herdeira. Vou esperar essa onda passar e depois ler com calma. Espero gostar da história tanto quando você parece ter gostado.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  14. Oii!

    Quero ler essa série, mas nunca achei o livro para comprar ( barato rs ). Vou procurar de novo para ver se tem alguma promoção né ^^ Muita gente ama essa série de livros então está mais que na hora de eu ler :)

    Beijos, Amanda *-*
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      Geralmente tem promoção no site da Amazon e da Saraiva. Depois dá uma olhadinha ;)

      Excluir
  15. Oi tudo bom?
    Eu sou o único que amou a Eadlyn mais do que a América? Pelo jeito sou porque olha kkk

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá! Tudo bem?

    Bato palmas pra você por ter mudado a sinopse e não ter dado nenhum spoiler. Apesar de eu saber com quem o Maxon fica (mesmo não tendo lido os livros ainda), acho muito legal o seu gesto!

    Quero muito ler essa série de livros! Eu tenho os primeiros e quero muito esse de capa dura, (perfeição <3)! Quando lançar o próximo, ai sim começarei a ler. Hahaha

    Beijos e até!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  17. Olaaa Érica até que enfim estou lendo as coisas aqui... Muitooo bom... Parabéns... Quando crescer quero ser assim tbm... Kkk

    ResponderExcluir