2 de julho de 2015

[Resenha] A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff

"Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente.
Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.
A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil."

A história é narrada pelo próprio Sam e começa justamente na descoberta da morte de Hayden. Sam vai até a casa do amigo para pedir desculpas por causa de uma briga que tiveram na noite anterior. Ao chegar ao quarto de Hayden ele tenta acordar o amigo, mas é em vão. Então Sam começa a perceber elementos estranhos no quarto, e como Hayden não responde ele decide ligar para a emergência. A única coisa que Hayden deixa para ele é um pen drive contendo uma seleção de músicas e um bilhete que diz: "Ouça. Você vai entender." 


Sam sente-se na obrigação de descobrir o que há por trás da decisão de Hayden, e ao mesmo tempo precisa aprender a lidar com a dor da perda e a culpa que sente pela morte do amigo. Quem acaba ajudando-o com tudo isso é Astrid, uma garota que ele conhece no funeral, que sabe muito sobre Hayden e ele, mas de quem Sam nunca ouviu falar. Ele tenta usar a playlist para descobrir alguma pista, mas quanto mais ouve as músicas, mais confuso fica.

Após o funeral de Hayden começam a acontecer coisas estranhas com a trifeta do bulliyng (é como Hayden e Sam chamavam seus "agressores") e Sam tenta ligar os acontecimentos à morte do amigo. Também começam a acontecer algumas com ele e nosso protagonista chega a se perguntar se está ficando louco. 

Em meio a tudo isso Sam tem que conviver com as noites mal dormidas, a alimentação inadequada por conta do luto e as perguntas que insistem em voltar à sua mente: quem é Astrid? E por que Hayden nunca falou sobre ela? O que essa menina bonita e misteriosa esconde?

Recebi os primeiros capítulos desse livro há algum tempo, da própria Novo Conceito, e a proposta era registrar as primeiras impressões. Assim foi feito e depois disso recebi o livro completo, algo que gostei muito, pois gostei da história desde o início.  Essa é uma história sobre bulliyng, perda, e o quanto sua aparência determina o grupo ao qual vai pertencer na escola. 

Algo que chamou minha atenção nesse livro é a maneira como a autora aborda o bulliyng. É tanto pelo lado de quem sofre, quanto pelo de quem pratica. E aqui o mais impressionante é justamente quem comete bullying contra o Hayden. 

Esse é o tipo de história que deixa o leitor curioso do início ao fim, pois os fatos são revelados aos poucos, e não são nada previsíveis. No início de cada capítulo tem o nome da música, a banda que canta e no rodapé da página tem a tradução do título. Isso é legal por que dá para ter uma ideia do que trata o capítulo. A NC disponibilizou a playlist no site do livro, ou seja, é possível ouvir as músicas enquanto se lê a história. Infelizmente não consegui fazer isso, mas imagino que se tivesse feito teria dado um toque diferente à leitura.

11 comentários:

  1. Oi lindona, tudo bom?

    Li esse livro essa semana, no começo não estava gostando tanto. Mas até que peguei para ler e acabei. Gostei do livro, não foi o melhor que li, é um livro ok! Se eu fosse mais nova teria gostado bem mais, eu acredito. Parabéns pela resenha!!

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caramba fiquei curiosa pra ler o livro todo
    parece ser muito interessante
    http://eesmaltecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olha é muito complicado eu ouvir uma playlist sabe?
    Mas teve um livro que li que sinceramente amei e quando fiquei interessada não consegui as músicas de jeito nenhum, mas espero ainda poder conseguir uma hora dessas. Mas eu ainda não li esse livro e confesso que estou com bastante receio sabe? Quero ler sim, até porque quero saber como é realmente a história como um todo, ainda mais abordando um assunto tão delicado como esse. Enfim...Espero ler assim que puder.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-abandonado.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana!
      O assunto abordado no livro realmente é delicado, mas não é uma história pesada, é bem tranquilo de ler. Dê uma chance a ele, rs.
      Beijos

      Excluir
  4. Uma drama nada previsível. Relacionado a morte e música. Não é a toa que eu estou louca nesse livro. Parabéns pela resenha, aumentou ainda mais a vontade de ler
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!!

    Eu ainda não li o final do livro, maaas estou super curiosa. Vi que é uma relação de amor e ódio entre os leitores, muita gente esperou mais da autora e teve galera que amou. Vou tentar ler essa semana :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Erica!!
    Esse livro foi uma das minhas paixões atuais.
    Adorei a maneira como a autora abordou o tema,todas as situações envolvidas,enfim é aquela história que a gente acaba amando mesmo.
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie! Estou muito curiosa com esse livro, principalmente por ser de um gênero que eu curto bastante. Pena que não conseguiu escutar a playlist, tenho certeza que iria ser um complemento ótimo a leitura.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir