28 de janeiro de 2016

[Resenha] O Diário de Suzana para Nicolas - James Patterson

"Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente.
Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”.
Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas.
Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida.
O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou."

Katie e Matt pareciam ser o casal perfeito. Namoram há quase um ano e o livro dele está prestes a ser publicado. Ela era sua editora e tudo indicava que ele estava prestes a pedi-la em casamento. Até que, da noite para o dia, ele decide terminar tudo. Simplesmente vai embora sem dizer por que. Katie fica arrasada e sem entender nada. No dia seguinte ela decide dar uma volta para esparecer, e ao voltar para casa dá de cara com um pacote. É um volume encadernado e na capa está escrito "Diário de Suzana para Nicolas". Dentro dele havia um bilhete escrito por Matt e nele ele lhe pedia que lesse o diário. Katie começou imediatamente.

Através dele Katie conhece uma parte da história de Matt que não fazia ideia que existisse. Era a parte de seu passado que ele se recusava a falar. Quanto mais lia, mais Katie se surpreendia com o conteúdo do diário. Sim, Suzana era esposa de Matt. Será que ele havia mentido para ela durante todo esse tempo? E eles também tinham um filho, Nicolas. Era difícil acreditar em tudo isso.

Suzana é médica e morava em Boston. Após sofrer um infarto decide largar a vida agitada e se mudar para Martha's Vineyard, uma cidade bonita e tranquila. É lá que ela e Matt se conheceram.  Ela continua exercendo sua profissão, mas agora em uma unidade de saúde menor, de forma que a vida ficou mais tranquila. O diário conta a história dela, como ela e Matt se conheceram, entre outras coisas.


"Agora a casa em Asheboro tinha identificador de chamadas. Tudo mudava, não? Para melhor ou pior."

Quando li a sinopse pensei que a história fosse bem diferente. Fiquei empolgada e comprei o livro assim que pude. Queria lê-lo há muito tempo. Achei que a escrita do diário seria intercalada com a vida de Katie, mas não foi bem assim. Gosto de livros escritos em forma de diário e essa foi uma das minhas motivações para lê-lo. Continuei a leitura por que queria saber como tudo terminaria. No início da história eu tinha certeza que Matt era um canalha e precisava descobrir se estava certa. Infelizmente a história não me cativou, mas quem é fã de romances água-com-açúcar com certeza vai gostar.

Não sabemos muito sobre a vida de Katie. A história toda gira em torno da escrita do diário, ou seja, da vida de Suzana, Matt e do pequeno Nick. As partes da história que falam sobre Katie são mais para descrever seus sentimentos ao ler o diário. Sabemos um pouco sobre sua família, de onde ela vem e porquê foi morar em Nova York. Nada muito detalhado.

É ruim quando um livro não atende às nossas expectativas. O final é um pouco previsível, mas na metade da história acontece algo inesperado. Isso foi bom por que agitou um pouco as coisas. Enfim, quem tiver interesse em conhecer um pouco mais a história e tirar suas próprias conclusões, estou disponibilizando o livro para troca no skoob. Para acessar o perfil clique aqui. Aos interessados em comprá-lo também deixarei um link aqui embaixo. Até mais! 

Compre aqui. 

2 comentários:

  1. Oi, Érica!
    Quando vi sua foto no instagram, vim correndo conferir sua resenha, porque tive a exata mesma reação que você! Hahaha. Tinha muitas esperanças com esse livro também, vi o trailer do filme e fiquei apaixonada na história! A sinopse também parecia maravilhosa, mas quando comecei a leitura... Argh! Extremamente decepcionada! Achei a história previsível e entediante, até hoje não me animei a assistir o filme... Rsrs.
    Acho que existe um público mais apropriado para esse livro, leitores de romances mais leves, o que não é meu caso. Gosto de drama, lágrimas, e tudo mais que eu tiver direito! Hahaha.
    Um bom romance que li ultimamente é Me, Earl and the Dying Girl, é bem tipo A Culpa das Estrelas, mas bem engraçado!
    Beijos,

    Mari,
    Mari The Reader

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari!
      Eu não sabia que existe o filme, rs. Mas também não animo de assistir. Esse livro que vc citou, existe a versão traduzida?
      Beijos

      Excluir