25 de fevereiro de 2017

Origem do Carnaval


De onde vem o Carnaval? Alguns, erroneamente dizem que foi a Igreja Católica que o inventou.
Vários autores explicam o nome Carnaval, do latim “carne vale”, isto é, “adeus carne” ou “despedida da carne”; o que significa que no Carnaval o consumo de carne era considerado lícito pela última vez antes dos dias de jejum quaresmal. Outros estudiosos recorrem à expressão “carnem levare”, suspender ou retirar a carne.
Alguns etimologistas explicam as origens pagãs do Carnaval: entre os gregos e romanos costumava-se fazer um cortejo com uma nave, dedicado ao deus Dionísio ou Baco, o deus do vinho, festa que chamavam em latim de “currus navalis” (nave carruagem), de donde teria vindo a forma Carnavale. Não é fácil saber a real origem do nome.

Outras festas semelhantes aconteciam na entrada do novo ano civil (mês de janeiro) ou pela aproximação da primavera, na despedida do inverno. Eram festas religiosas, dentro da concepção pagã e da mitologia. Por exemplo, para exprimir o cancelamento das culpas passadas, encenava-se a morte de um boneco que, depois de haver feito seu testamento era queimado ou destruído. Em alguns lugares havia a confissão pública dos vícios, o que muitas vezes se tornava algo teatral, como por exemplo, o cômico Arlequim que, antes de ser entregue à morte confessava os seus pecados e os dos outros.
Tudo isso era feito com o uso de máscaras, fantasias, cortejos, peças de teatro, etc. As religiões ditas “de mistérios” provenientes do Oriente e muito difusas no Império Romano, concorreram para essas festividades carnavalescas. Estas tomaram o nome de “pompas bacanais” ou “saturnais” ou “lupercais”. Como essas festas perturbavam a ordem pública, o Senado Romano, no séc. II a.C., resolveu combater os bacanais e seus adeptos, acusados de graves ofensas contra a moralidade e contra o Estado.
Essas festividades populares podiam acontecer no dia 25 de dezembro (dia em que os pagãos celebravam Mitra (ou o Sol Invicto) ou o dia 1º de janeiro (começo do novo ano), ou outras datas religiosas pagãs.

Carnaval na época Medieval (http://tocace.conselhobranco.com.br/2015/02/13/carnaval-medieval-a-festa-dos-loucos/)

Durante os carnavais medievais por volta do século XI, no período fértil para a agricultura, homens jovens que se fantasiavam de mulheres saíam nas ruas e campos durante algumas noites. Diziam-se habitantes da fronteira do mundo dos vivos e dos mortos e invadiam os domicílios, com a aceitação dos que lá habitavam, fartando-se com comidas e bebidas, e também com os beijos das jovens das casas.

Durante o Renascimento, nas cidades italianas, surgia a commedia dell'arte, teatros improvisados cuja popularidade ocorreu até o século XVIII. Em Florença, canções foram criadas para acompanhar os desfiles, que contavam ainda com carros decorados, os trionfi. Em Roma e Veneza, os participantes usavam a bauta, uma capa com capuz negro que encobria ombros e cabeça, além de chapéus de três pontas e uma máscara branca.

A história do carnaval no Brasil iniciou-se no período colonial. Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma festa de origem portuguesa que na colônia era praticada pelos escravos. Depois surgiram os cordões e ranchos, as festas de salão, os corsos e as escolas de samba. Afoxés, frevos e maracatus também passaram a fazer parte da tradição cultural carnavalesca brasileira. Marchinhas, sambas e outros gêneros musicais também foram incorporados à maior manifestação cultural do Brasil.

Fontes: http://brasilescola.uol.com.br/carnaval/historia-do-carnaval.htm
             http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2017/02/21/como-surgiu-o-carnaval/

E para aqueles que não gostavam de Carnaval o site Correio 24 horas preparou uma lista com dicas de séries disponíveis na Netflix. É só clicar aqui para conhecer. Bom feriado, minha gente!

5 comentários:

  1. amei, seguindo ♥

    www.danieljacaranda.com.br

    ResponderExcluir
  2. Uma das matérias que eu mais gostei de Arte até hoje foi estudar a origem do carnaval. Se aprofundando no assunto é tão diferente do que a nossa cultura diz ser.
    Adorei o post, adorei o blog, estou seguindo!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! É verdade, quando pesquisava descobri várias coisas interessantes. Carnaval vai além da escola de samba.
      Obrigada pela visita e por seguir o blog.

      Excluir
  3. Olá Erica, tudo bem?
    Não tinha a miníma ideia de onde vinha o carnaval, adorei o post!
    Sinceramente não gosto muito das festas e tal, mas não nego que amo o fato de ser feriado.
    Beijos e seguindo aqui...

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir