5 de julho de 2018

Para estar com Deus - Pe. Francisco Faus

"Santa Teresa de Ávila, com a força de uma experiência vivida afirmava: Quem a Deus tem, nada lhe falta. Neste livro, Francisco Faus, sacerdote católico e diretor espiritual há mais de 5 anos, ensina, através de breves meditações, como alcançar essa união com Deus no dia-a-dia. Nas páginas desse livro, encontrará conselhos práticos de como viver a fé crista e descobrirá que a vida interior é um caminho acessível a todos."

Neste livro Pe. Francisco nos mostra algumas maneiras de nos aproximarmos de Deus, e uma dessas maneiras é a oração. Dentre outras coisas ele nos apresenta a diferença entre oração mental e meditação, e traz algumas sugestões para “melhorarmos” nossa oração pessoal.

Para incrementar seu escrito o autor cita diversas frases do livro “Caminho”, de São Josemaria Escrivá, as quais nos levam à meditação e despertam o interesse em conhecer a obra de tão grande santo. 

Essa foi uma leitura muito proveitosa, tanto que fiz diversas marcações no livro, para recorrer a ele sempre que possível. Pe. Francisco nos ensina a fazer a leitura orante da Palavra (Leccio Divina), a fazer exame de consciência, a nos prepararmos para a Santa Missa, entre outras coisas.

Além disso, ele leva o leitor a olhar para dentro de si e avaliar sua vida de oração. Durante a leitura pude perceber o que posso melhorar e acreditar que sempre é possível progredir na vida de oração. Também podemos perceber que é possível rezar em diversas circunstâncias, por que o que é a oração, se não conversar com Deus?  É claro que devemos escolher um local tranquilo para rezar (e o padre trata disso no livro), mas não precisamos nos ater somente a ele. Podemos rezar dentro do ônibus, por exemplo.

Igualmente aprendemos a cultivar a vida de oração e criar uma rotina para ela, pois padre Francisco nos mostra o quanto isso é importante. Se não rezarmos como poderemos ouvir a voz do Senhor? Como entender o que Ele quer de nós? 

Entendi que esse é um livro não só de leitura, mas também de meditação.


“Não fazemos oração quando temos tempo: reservamos um tempo [...] com a firme determinação de [...] não o tomarmos de volta.” (Catecismo da Igreja Católica, nº 2710)

Compre aqui: Amazon  

Nenhum comentário:

Postar um comentário